Czech Republic shifts to the right

A República Checa vira à Direita

Este fim-de-semana realizaram-se as eleições legislativas na Republica Checa, para as  quais o nosso DiEM25 local (CED de České Budějovice) recomendou o voto no Partido dos Verdes ou Pirata devido à base programática em comum que ambos partilham com o DIEM25. O Partido Pirata inclusivé subscreveu o nosso Manifesto em Fevereiro de 2016.
Apurados os resultados o Partido Pirata conseguiu atingir quase 11% dos votos, elegendo dois membros do DIEM25 para o parlamento checo (Mikuláš Peksa e Ondřej Profant). Parabéns aos Piratas por este excelente resultado e sucesso!
Infelizmente os nossos amigos dos Verdes não conseguiram ter representação parlamentar, esperamos que não fiquem desencorajados face ao trabalho vital que tem feito.
Agora as más noticiais: O vencedor das eleições foi o ANO, liderado por um populista bilionário chamado Andrej Babiš com aproximadamente 30% dos votos. Esta personagem é uma versão checa que mistura características de Donald Trump e Silvio Berlursconi. Babiš pretende governar o Estado como uma empresa, alegando ser Pro-Europa. O seu movimento explorou a desilusão dos eleitores Checos face à classe politica e autorretratou-se como sendo “Anti sistema”. Sendo esta uma falácia, vindo de alguém que já esteve 4 anos no Governo.
Como membros do DSC de Česke Budějovice condenamos o abuso do poder político e a utilização indevida da imunidade parlamentar. Consideramos que pessoas que foram julgados pela justiça não deve ter cargos políticos. Desta forma, apelamos ao Presidente da Republica Checa (Milos Zeman) que não nomeie Andrej Babiš como Primeiro-ministro.
A vitória de Babiš não foi o único resultado preocupante destas eleições. O Partido Democrático Cívico (eurocético e neoliberal) e o TOP-09 (neoliberal) conseguiram representação parlamentar. Pior ainda foi a entrada no parlamento do SPD, um Partido de Direita Radical, xenófobo e eurocético com quase 11% dos votos. O pior dos cenários seria uma coligação entre o ANO e o fascista SPD. Esta união traria como resultado a proliferação de políticas anti sociais e anti liberais para o nosso país.
Concluíndo: o espectro político na Republica Checa virou claramente à Direita. A Esquerda tradicional falhou completamente nestas eleições, bem como os Verdes que não conseguiram ganhar qualquer tipo de representação no espaço político Checo.
 

Bundesminister Sebastian Kurz trifft den tschechischen Vizepremier Andrej Babis. Wien, 13.02.2015, Foto: Dragan Tatic

Sebastian Kurz and Andrej Babiš. (Vienna, 13.02.2015, Foto: Dragan Tatic)


Sebastian Kurz e Andrej Babiš. (Viena, 13.02.2015, Foto: Dragan Tatic)
Para os membros e apoiantes do DIEM25 na Republica Checa, esta situação significa que temos a oportunidade de continuar a trabalhar com os Piratas (aos quais recomendamos ficarem na oposição ao Governo) para promover o nosso Manifesto bem como o New Deal Europeu.
 
Escrito por Antonin Hořčica e outros membros do DSC Česke Budějovice

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais