A DiEM Voice é o lugar onde a arte e a política se encontram: um espaço para a partilha entre artistas e para fazer ouvir as suas vozes

DiEM VOICE é a plataforma cultural e artística do DiEM25, uma forma indispensável de comunicação entre membros das bases, ativistas e artistas. Acreditamos que a arte tem o poder de agir como força motriz essencial, informando e espalhando a mensagem e as políticas do movimento e,  consequentemente, intensificando a luta para democratizar a Europa!

Estamos a lançar o nosso primeiro convite aberto a todos/as os/as criativos/as no DiEM25. Participa usando os teus talentos artísticos e junta-te  à luta do DiEM25 para exigir a liberdade de Julian Assange!

A nossa missão

Voice é o espaço para os criativos colaborarem, desenvolverem políticas para a cultura e explorarem de que forma a expressão artística pode contribuir para a agenda política e ações no terreno do DiEM25.

A nossa missão é fazer com que a arte e a cultura sejam alargadas a todos os cantos do DiEM25. Os nossos dois principais focos são a constituição de novas iniciativas DiEM Voice (campanhas, projetos ou eventos) e dar aos ativistas do DiEM25 o apoio criativo de que necessitam para tornar as suas campanhas mais visíveis e poderosas.

Faz parte da conceção conjunta de um novo futuro criativo

A COVID-19 teve efeitos devastadores no setor criativo, deixando muitos artistas a lutar para encontrar o apoio necessário em termos de saúde e ajuda financeira. A Voice oferece a oportunidade aos criativos de se juntarem e imaginarem um novo futuro criativo. Um futuro para as artes, concebido para desafiar os velhos mecanismos de produção e educação. Um futuro que cria comunidade e apela à inclusão e sustentabilidade durante e após a COVID-19.

Convite aberto: Faz ouvir a tua voz pelo Julian Assange

Após o processo judicial em curso para extraditar Julian Assange para os Estados Unidos, o veredito dado pela juíza britânica Vanessa Baraitser foi o de que Assange não deveria ser extraditado sob acusação de espionagem e de pirataria informática, devido a um potencial risco de suicídio. As razões expostas reforçam a grave ameaça à liberdade de imprensa e  dão legitimidade efetiva ao caso apresentado pelo Departamento de Estado norte-americano. Apesar da decisão do tribunal e independentemente dos perigos para a sua saúde, Julian Assange permanece na prisão de Belmarsh depois de lhe ter sido negada a  libertação sob fiança. Em resposta à necessidade urgente da sua libertação e até que lhe seja concedida liberdade, é essencial que nós, artistas no DiEM25, lhe mostremos o nosso apoio.

Procuramos trabalhos de todas as disciplinas artísticas, quer se trate de performance, poesia e prosa, música, pintura ou desenho. A tua contribuição fará parte de uma exposição online em curso, a ser lançada em meados de Março, coincidindo com o lançamento do site da DiEM Voice. O prazo para participar nesta exposição termina a 15 de Março, às 17 horas CET. Envia o teu trabalho para voice@diem25.org.

Descobre mais pormenores sobre como enviar o teu trabalho abaixo.

Como enviar seu trabalho Entrar em contato

Outras formas de te envolveres

Sintoniza a DiEM Voice TV! A Voice tem agora o seu próprio episódio mensal na DiEM TV, apresentado pela dramaturga e realizadora Maja Pelević. O primeiro começa a 15 de Fevereiro às 20:00 CET com o convidado, Marko Marković. Sabe mais sobre a DiEM TV aqui. Junta-te e inicia a discussão com outros membros criativos na área DiEM Voice do Fórum

Aqui encontrarás também anúncios sobre as nossas próximas ações e informação sobre as chamadas de coordenação.

Contacta-nos

Podes entrar em contacto conosco diretamente para voice@diem25.org.