O DiEM25 apresenta as ASSEMBLEIAS POPULARES

Vamos tratar dos problemas agravados pela Covid-19, e construir uma Europa pela qual valha a pena lutar!

Nesta época festiva, o DiEM25 apresenta as Assembleias Populares! Este Projecto de Envolvimento Cidadão, que surge como resposta directa à crise do Covid-19 e ao isolamento que sentimos este ano.Vamos iniciar novas conversas sobre as questões fundamentais que afectam a actualidade — desde a austeridade à crise dos refugiados, passando pela catástrofe ambiental, o déficit democrático na Europa e muito mais! Trata-se do primeiro passo na criação de programas ambiciosos e realistas para os nossos países, de maneira a levar a narrativa do DiEM25 até aos cidadãos cujas vidas queremos melhorar.

Temos que juntar os nossas mentes e corações para fazer face ao impacto duradouro do Covid-19 nas nossas comunidades.

Mesmo que as vacinas contra o Covid-19 comecem a fazer efeito, o impacto sócio-económico do vírus será duradouro e não irá devastar apenas os membros mais vulneráveis das nossas comunidades mas também a classe média. A economia global, que a crise pandémica está prestes a lançar no caos, ainda se encontra enfraquecida devido à nossa falha na luta contra as causas subjacentes da anterior crise (de 2008). A maneira como os nossos países estão a ser geridos está a falhar-nos a todos social, económica e ambientalmente, e assim tem sido há já várias décadas. Milhões de pessoas ficam sem representação política ou votam pelos extremos em desespero: o Covid-19 só aumentou uma crise que já existia.

Vamos imaginar e investir em novos modos de vida diferentes dos que inicialmente criaram esta confusão.

Os políticos e as organizações que continuam a da prioridade aos ricos e os poderosos sobre todos os outros não nos conseguirão levar para fora da confusão na qual eles nos puseram.

A experiência do Covid-19 oferece-nos uma nova fundação sobre a qual começar a construir, ao mesmo tempo que as nossas necessidades se revelam tanto como os que nos impedem de as satisfazer. Mais do que nunca, temos que dialogar com os nossos vizinhos, famílias, amigos, antigos camaradas e novos conhecidos — e também com todos os “outros” que esquecemos ou com os quais não temos conseguido falar.

Vamos mostrar às pessoas o que a Europa pode ser!

Além de comunicar e discutir com membros e concidadãos, o resultado procurado através deste ambicioso projecto é o de formar um programa político que nos agrupe a todos e todas na luta pelos nossos futuros em perigo. Como organizador de uma destas Assembleias, tu podes ajudar-nos a preparar esta batalha!

O que são as Assembleias Populares e como me posso juntar ao projecto?

As Assembleias Populares são reuniões organizadas por membros do DiEM25, nas quais poderemos discutir e responder às questões mais urgentes para as nossas comunidades. Seguirão um questionário desenvolvido pelos nossos membros e CC, que indicarão quais são os tópicos políticos mais urgentes no país onde os eventos se realizem.

As Assembleias Populares podem incluir não só membros do DiEM25 mas também qualquer pessoa que tenha potencial de se envolver: os teus amigos e amigas, líderes da comunidade local, especialistas em política, activistas, ou simplesmente a tua família! Podem decorrer num parque, à mesa de jantar, através de videoconferência (lembra-te apenas de respeitar as restrições impostas pelo Covid)! Sê criativo, contacta com tantas pessoas como possas e descarrega os nossos recursos para mais informação.

Como posso apoiar este projecto?

Podes saber mais e organizar uma assembleia na página do projecto!

Não tens tempo para organizar uma Assembleia? Podes também fazer uma doação para ajudar este projecto e para apoiar o desenvolvimento de programas políticos na Europa inteira!

 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here