O discurso de Yanis Varoufakis na reunião de membros do DiEM25 em Aegina (Agosto 2016)

Boa noite,
O motivo pelo qual estamos aqui é simples:
A Grécia está a sufocar numa Europa que se está a desintegrar.
E a Grécia vai continuar a sufocar enquanto a Europa se desintegrar
E a Europa vai continuar a desintegrar-se enquanto países como a Grécia estão a ser sufocados.
Por detrás desta espiral de Sufoco e Desintegração encontra-se um consenso estupendo entre forças políticas díspares: O Dr Schäuble, a Chanceler Merkel e o Presidente Hollande, mas também a encarnação mais recente do governo grego, camaradas da Unidade Popular (como o seu líder Panayiotis Lafazanis ou o meu caro colega Costas Lapavitsas), Jean Luc Melenchon (o candidato presidencial da esquerda francesa em 2012), Oskar Lafontaine (o admirável ex-ministro das finanças alemão que deixou o seu partido para co-fundar o Die Linke) – estão todos aliados num consenso que reflete o Euro-TINA, o dogma segundo o qual, dentro da zona Euro e da UE não poderá haver alternativa às políticas que sufocam a Grécia e desintegram a UE.
Em Janeiro de 2015, o povo Grego deu-nos um mandato para exigir-mos uma alternativa. Para mostrar que a Grécia pode derrubar as políticas de Sufoco e Desintegração dentro do Euro e da UE enquanto estivermos determinados a dizer NÃO até ao fim às políticas estabelecidas pela UE – desde que não nos tenhamos deixado aterrorizar pela ameaça de expulsão do Euro.
A Troika (incluindo os seus fantoches locais), usando o seu método padrão de waterboarding fiscal (aumentado por uma ameaça reforçada da imposição do Grexit), dividiu-nos a todos e, assim, derrubou a Primavera de Atenas. O resultado? O sufoco da Grécia e a desintegração da Europa intensificaram-se (O Brexit e a recessão acrescida da Grécia foram meros sintomas…).
Contudo, o espírito dessa Primavera sobreviveu. De Atenas espalhou-se como um incêndio florestal até Berlim, Barcelona, Paris, Dublin, Helsínquia, Londres, Lisboa – a todos os cantos da Europa. Tomou a forma do Movimento para a Democracia na Europa – do DiEM25.
Eles dizem-nos que, se os Europeus se atreverem novamente a questionar o dogma Euro-TINA que sustenta a espiral de Sufoco-Desintegração, eles irão asfixiar os seus representantes novamente, exatamente da mesma forma que asfixiaram o Governo Grego em 2015 – em Madrid, Roma ou onde quer que o seu dogma seja questionado. A nossa resposta para eles: “Façam isso!” Nada nos assusta mais do que a espiral Sufoco- Desintegração, a sua única oferta.
Obrigada por estarem aqui esta noite. Assim, em conjunto, confirmamos que é melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais