DiEM25 condemns attacks on art in Serbia

Membros do DiEM25 condenam os ataques à Arte na Sérvia.

Na passada sexta feira dois artistas— Vladan Jeremić and Uroš Jovanović — foram detidos pela polícia de Belgrado. Porquê? Jeremić e os seus colegas estavam de pé junto ao Museu de Arte Contemporânea de Belgrado com máscaras do Presidente Sérvio Aleksandar Vučić. Jovanović tentou entrar no museu com uma fotografia emoldurada a dizer: Vučić – o melhor artista.
Os dois foram interrgados por terem “insultado a instituição e credibilidade do Presidente da Sérvia”. Está ação sem sentido e autoritária que ocorreu no aniversário da libertação de Belgrado pela ocupação Nazi mostra a verdadeira face do regime Sérvio – que mostra um lado pro-europeu a Bruxelas enquanto comete actos repressivos em casa.
Isto  não são grandes noticias quando os EUA, a Troika e os burocratas da EU fingemque não vêem estas ações autoritárias desde que líderes como Orban e Erdogam continuem a fazer “o seu trabalho com deve ser”. Todos os que estão na UE e se mantêm calados quanto a detenções similares não merecem ser chamados democratas.
Vamos ser claros: Não poderá haver liberdade política quando não há liberdade artística e vice versa! Pedimos com urgência aos nossos colegas progressistas, democráticos e de esquerda que condenem estes actos bárbaros da polícia sérvia.
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Textos como este poderão ser censurados na Alemanha a partir de sexta

Com a adoção de uma definição de anti-semitismo que considera críticas a Israel como anti-semitismo, pode aumentar a censura dos discursos ...

Ler mais

Como comunicar ideias que desafiem o status quo

Não temos os recursos dos media corporativos ou dos políticos apoiados por bilionários. Mas não precisamos deles

Ler mais

Carta aberta aos juízes do Tribunal Penal Internacional

Hoje é o aniversário do início do capítulo mais negro de uma tragédia pela qual a nossa geração responderá perante as gerações futuras

Ler mais

A emancipação de Portugal passa por derrotar a oligarquia da UE

Portugal está no centro da sua própria tempestade, uma tempestade que reflecte a tragédia da Grécia em 2015

Ler mais