A europa será democratizada quando a sua oligarquia for derrubada!

A Europa é governada por oligarcas. Estes são donos dos apartamentos onde vivemos, dos bancos que guardam o nosso dinheiro, das vacinas que nos salvam a vida, das aplicações que precisamos para trabalhar, dos dados que estas aplicações recolhem sobre nós, do petróleo e do gás que aquecem o nosso planeta – e, mais importante ainda, são os donos dos políticos que supostamente nos deveriam defender contra eles. São o resultado de um sistema terrível em que os ricos são autorizados a fazer o que quiserem, enquanto as pessoas comuns pagam quando “o que quiserem” não funciona.

Fingem preocupar-se com a democracia, mas nos bastidores usam todo o seu poder e influência para se certificarem de que não têm uma palavra a dizer sobre a forma como fazem as coisas. O pesadelo de todos os oligarcas é a verdadeira democracia.

Só há uma maneira de parar com isto: uma revolução democrática!

Podemos derrotá-los, e não vamos parar até que a nossa visão de uma democracia profunda se espalhe no sistema corporativo, na nossa economia, nos nossos conselhos locais, nos nossos parlamentos e em todas as nossas instituições.

O dia é nosso. Junta-te a nós nesta luta.

Como o faremos

Comprometemo-nos a estabelecer alianças com qualquer pessoa que partilhe o nosso método de desobediência construtiva para a construção de uma verdadeira democracia em todo o lado. Fá-lo-emos em todos os bairros, locais de trabalho, cidades e regiões.

Contudo, para mudar a Europa, também temos de mudar os governos que servem os interesses da oligarquia. Onde for necessário, criaremos o nosso próprio partido político para concorrer a eleições-chave. Estes partidos estão unidos em torno dos nossos princípios e valores e todos partilham o mesmo nome: MERA25, dois dos quais existem atualmente na Grécia e na Alemanha. Noutros lugares, participaremos em alianças eleitorais coerentes com o nosso manifesto.

O nosso programa basear-se-á na nossa agenda política a médio prazo – o Green New Deal para a Europa – bem como na nossa visão a longo prazo de um sistema democrático, ecológico, feminista, pacífico, não explorador e livre de patrões capitalistas, burocratas estatais não eleitos e de qualquer tendência para colonizar.