Visão cultural

Reconhecemos que a cultura, em todas as suas formas de expressão através da arte, da música, do pensamento e do desporto, pode ser um poderoso instrumento de mudança.

Vemos a cultura como um meio necessariamente participativo e inclusivo de transformação social. O mέta, o nosso centro para a civilização pós-capitalista, é a plataforma internacional de arte e cultura do DiEM25 e dos nossos partidos MERA25. Através da arte e investigação, argumento e poesia, o mέta esforça-se por ajudar a sociedade a romper com o nosso presente e imaginar o mundo de novo. Com as ideias e missão do DiEM25 na vanguarda, o mέta formula uma visão para um futuro pós-capitalista através do meio das artes, e tornando-se uma plataforma para performances, campanhas e conversas. A nossa visão apela a uma Europa que seja:

  • Cultivada, valorizando a nossa multiplicidade de culturas, e promovendo não só o nosso inestimável património cultural, mas também o trabalho de artistas, músicos, escritores e poetas dissidentes.
  • Internacionalista, tratando os não-europeus com total respeito e trabalhando em solidariedade ativa com pessoas exploradas em todo o mundo.
  • Unida, com uma solidariedade tão forte entre nações como dentro delas.
  • Pluralista, orgulhoso das suas regiões, etnias, nações, línguas, filosofias e culturas – permitindo-nos ser, ao mesmo tempo, europeus e patrióticos.
  • Diversa, celebrando as diferenças e acabando com qualquer discriminação baseada na classe social, educação, género, cor da pele, idade, nacionalidade, ideologia, fé, deficiência ou orientação sexual.
  • Transnacional, com uma representação política que transcende as fronteiras nacionais.