Campanha pela Europa na Eslovénia

As eleições europeias estão ao virar da esquina, e estas serão fundamentais para o futuro da União Europeia. Com a Grã-Bretanha a preparar-se para se espatifar para fora da UE e com os populistas da ala direita a ameaçarem endurecer as fronteiras à sua volta, nuvens negras avultam-se ameaçadoramente sobre a UE.
O DiEM25 é um raro farol de luz, e alguns camaradas do DiEM25 estão a trabalhar arduamente na construção de alas eleitorais para diretamente disputar as eleições. Com esse mesmo objetivo, a nossa CED irá abrir o espaço público na Eslovénia para um debate vigoroso, sobre que tipo de Europa queremos. Em vez de nos focarmos em assuntos nacionais, – que dão azo à habitual arena de confrontos perpétuos entre os partidos políticos estabelecidos – nós decidimos construir sobre a nossa experiência no evento do European Balcony Project (Projeto Terraço Europeia), que organizamos em cooperação com o European Democracy Lab (Lab de Democracia Europeu) em Novembro. Queremos promover o debate directo sobre o Programa da Primavera Europeia e o Novo Acordo Verde, como uma alternativa realista, prática e desejada para a União Europeia.
Então, numa fria tarde de Sábado em Janeiro, decidimos juntar-nos para ver como poderíamos fazer isto. Depois de um animado vai-e-volta, determinámos um plano para organizar uma série de eventos de pequena escala, por todo o pais para discutir o que está errado com a UE e o que podemos fazer para a remediar. Planeamos começar com uma conversa aberta no café Kamnik, de seguida continuar com um evento moderado em Liubliana e continuar eventos semelhantes em tantas cidades quanto possíveis. Iremos convidar os jornalistas locais, partidos políticos e outras figuras públicas para cada um desses eventos.
Convidamos todos os membros da Eslovénia para se juntarem a nós em organizar e participar nesta campanha. Ajuda-nos a espalhar a luz!
CED Liubliana 1
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Textos como este poderão ser censurados na Alemanha a partir de sexta

Com a adoção de uma definição de anti-semitismo que considera críticas a Israel como anti-semitismo, pode aumentar a censura dos discursos ...

Ler mais

Como comunicar ideias que desafiem o status quo

Não temos os recursos dos media corporativos ou dos políticos apoiados por bilionários. Mas não precisamos deles

Ler mais

Carta aberta aos juízes do Tribunal Penal Internacional

Hoje é o aniversário do início do capítulo mais negro de uma tragédia pela qual a nossa geração responderá perante as gerações futuras

Ler mais

A emancipação de Portugal passa por derrotar a oligarquia da UE

Portugal está no centro da sua própria tempestade, uma tempestade que reflecte a tragédia da Grécia em 2015

Ler mais