Carpe DiET – Democracy in European Tummies

O ajuntamento culinário de 24 de Janeiro

por Porto1DSC

 
No outro dia, tivemos a primeira reunião de 2019 do nosso colectivo do Porto. Para usufruir da nossa reunião tanto intelectual quanto fisicamente, decidimos preparar banquete enquanto nos juntávamos para nos conhecermos melhor e discutirmos os planos para os próximos meses.
Chamámos a este evento Carpe DiET – Democracy in European Tummies e tinha todos os ingredientes para ser um belo encontro: COMIDA e CAMARADAS :).
Em torno das mesas do Café CCOP, que gentilmente nos acolheu, discutimos o menu do ano.
 

 
Antes da reunião, seleccionámos alguns tópicos e imprimimo-los nuns toalhetes de mesa. Poderíamos comer, arranjar alguma inspiração ou apetite, assentar notas ou ignorar o menu e comer o delicioso caril.
Aqui segue o resumo dos tópicos que nos prenderam a atenção nessa noite.

Fundar um grupo de participação nas assembleias e reuniões municipais.

Nestas sessões, os cidadãos podem perguntar e participar junto dos representantes locais em relação às actividades do actual executivo e angariar informação em relação a orçamentos – incluindo os participativos; despesas com recursos e infra-estruturas; políticas de habitação; medidas de transição verde, de entre outros assuntos do interesse do Porto1DSC.

Participar e apoiar manifestações locais.

  • Greve Feminista a 8 de Março
  • Greve pelo Futuro a 15 de Março (ver evento global aqui; evento de facebook aqui).
    Os nossos colegas italianos têm em andamento uma coisa semelhante (ver aqui).

Organizar sessões de cinema com debates

(para desenvolver uma presença regular na cidade mediante tópicos políticos)
Temos tido encontros com a Climáximo, grupo dedicado ao combate contra a prospecção de energia fóssil em Portugal, para iniciar o Ciclone – Ciclo de Cinema Climático. Estamos a encontrar espaços de exibição, em faculdades e escolas secundárias, de filmes em torno das questões ambientais.  

Constituir um caso legal pelo futuro da democracia

Investigar a possibilidade de apresentar queixa contra o estado português por violar os seus deveres de protecção dos cidadãos, especialmente para com as crianças, pela sua negligência em cumprir as metas científicas que permitem diminuir o impacto dos humanos no ambiente e no clima (por exemplo: emissões de CO2). Como exemplo de acção similar, existe o Our Children’s Trust nos Estados Unidos da América.

European May

Alguns grupos locais por toda a Europa vão juntar-se para organizar um evento geral designado como European May. O propósito é envolver movimentos progressistas, ganhar visibilidade e criar uma rede local com a aproximação das eleições europeias. Neste âmbito, pensaremos como acompanhar o Livre.

Achamos que a reunião foi um sucesso. Teve mais atenção que as nossas reuniões usuais, estabelecemos alguns planos e tivemos grandes discussões sobre a ala eleitoral do DiEM25.

O próximo Carpe DiET será no dia 21 de Fevereiro.

Sejam tod@s bem-vind@s, de onde quer que cheguem :).
 


escreve-nos diem25.porto.dsc.001@gmail.com
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Prevenir contra a violência: falar, denunciar, educar

A libertação contra a violência também começa aqui: falar, partilhar, denunciar, falar de novo, até que o respeito e a dignidade a que todas ...

Ler mais

IVG e a luta para garantir um direito fundamental – uma maternidade quando, como e SE quisermos

Queremos que esta e as próximas gerações entendam que o cenário é muito mau atualmente – como relatado acima – e que precisamos de todas e todos ...

Ler mais

O DiEM25 apoia o BDS: uma solução pacífica em prol dos direitos universais em Israel e na Palestina

Os membros do DiEM25 votaram a favor do Movimento de BDS como parte do nosso compromisso para com a justiça global e em resposta à situação ...

Ler mais

Textos como este poderão ser censurados na Alemanha a partir de sexta

Com a adoção de uma definição de anti-semitismo que considera críticas a Israel como anti-semitismo, pode aumentar a censura dos discursos ...

Ler mais