Para: Pablo Iglesias (Podemos), Catarina Martins (Bloco) e Jean-Luc Mélenchon (FI)
7 de Maio de 2018
Caro Pablo, Catarina e Jean Luc,
Obrigado pela vossa resposta de dia 25 de Abril. É uma pena que não pudessem estar em Lisboa a 26 de Abril, mas percebemos que o aviso pode ter sido enviado já em cima da hora.
Na nossa reunião de Lisboa que foi aberta ao público, discutimos um grande conjunto de temas, includindo a agenda política que vamos apresentar aos cidadãos europeus e ao nosso movimento transnacional – decidimos que se vai chamar Primavera Europeia
Mais precisamente, queremos atingir dois objetivos:
- Alcançar União à Esquerda
- Adotar uma Agenda (ou Manifesto) Política Coerente e Comum que faça sentido para os progressistas Europeus
Neste contexto, decidimos que a Primavera Europeia vai cooperar convosco e com outros movimentos progressistas à medida que nos aproximamos das eleições Parlamentares Europeias de Maio de 2019.
Como o nosso objetivo é uma revolução política paneuropeia (feita e liderada por cidadãos contra os poderes instalados que os condenaram à austeridade eterna) e como a vossa declaração que estão interessados no diálogo entre as nossas organizações, achamos que chegou a altura de marcar uma reunião.
Portanto propomos que nós os cinco nos encontremos para discutir o que podemos contribuir para uma alternativa de esquerda à imcompetência autoritária dos poderes instalados – com um convite também endereçado a Gregor Gysi como representante do Partido de Esquerda Europeu. Mais, acreditamos que as discussões entre nós devam ser públicas – reconhecendo assim que a diplomacia secreta é por natureza reacionária.
Se concordarem, estamos disponíveis para reunir em qualquer ponto da Europa a uma data a definir em conjunto. Da parte da PRIMAVERA EUROPEIA,
Yanis Varoufakis
Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui