DiEM25 arrasa na visita a Itália

A semana passada Yanis Varoufakis  e Lorenzo Marsili Last week do DiEM25 visitaram Itália, encontraram-se com ativistas, movimentos, coligações municipais e figuras públicas da terceira economia mais forte para avançar com propostas para os problemas europeus e continuar o debate quanto ao papel do DiEM25 nas eleições europeias 2019.

Nos últimos cinco dias a nossa equipa visitou seis cidades, falou em sete eventos para mais de 5000 pessoas. A participação foi extraordinária assim como o interesse pelas nossas ideias e propostas!

Aqui está o que aocnteceu:

A primeira paragem foi em Milão a 27 de Setembro na Fondazione Feltrinelli. Entitulado “(não) Há alternativa?: Propostas Progressistas para a Europa”, o evento ficou tão esgotado que os organizadores tiveram de arranjar um segundo espaço!

Os oradores incluiram o ex-presidente da Câmara Giuliano Pisapia e Tonia Mastrobuoni, e um correspondente de Berlim para o jornal  La Repubblica. O assunto principal: A necessidade de um partido transnacional na Europa, juntando todos os movimentos progressitas para oferecer uma alternativa real aos poderes instalados e partidos nacionais.

De seguida, Yanis e o Lorenzo visitaram Turim, no ‘Festival Proxima del 99%’. Mais de 600 pessoas estiveram presentes para os ouvir juntamente com o dirigente sindical Maurizio Landini e Nicola Fratoianni, discutir o que está errado com as políticas de esquerda em Itália, os números reduzidos de participação eleitoral e políticia e como é que os problemas nacionais apenas podem ser resolvidos de forma transnacional

O Festival Internazionale at Ferrara forneceu o local para a próxima paragem. Falaram para um teatro com mais de 1000 pessoas ( especialmente jovens) muitos dos quais dizeram filas à porta ( imagem abaixo)

De seguida foi a vez dos  “Movimentos e cidades da Europa”, uma assembleia aberta em Bolonha com o movimento municipal Coalizione Civica.

A quinta paragem foi em Nápoles,  onde a nosssa equipa  se juntou para a assembleia nacional do DoEM25 em Itália para solidificar a base ativista naquele local. O evento foi organizado pelo DiEM25-  DSC Naples 1.

A nossa equipa fez uma segunda paragem em Nápoles para falar com o presidente da câmara, Luigi de Magistris, sobre o conceito de “cidades rebeldes”do DiEM25’s –  uma rede progressistas de municípios como Barcelona, Zagreb, Varsóvia e Napoles. Juntamente com Luigi de Magistris e vários movimentos na cidade, Yanis e Lorenzo debateram como poderia ser uma campanha inovativa transnacional para as eleições Europeus 2019.

A paragem final foi em Palermo em October 1, num evento organizado pelo grupo local DiEM25 DSC Palermo2. O nome do evento foi  “Palermo Europa: o futuro a partir do mediterrâneo. Falou-se num novo modelo para integrar os refugiados e migrantes – essencial para o DiEM25

Com esta visita também se iniciou o lançamento de “Radio DiEM25 Italia”,  com videos para os nossos membros, CEDs, parceiros e movimentos ( espreita sobre isto a página DiEM25 Italia.)

Fica atento agora e ajuda-nos espalha a palavra:É tempo de construir uma nova Europa agora.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Prevenir contra a violência: falar, denunciar, educar

A libertação contra a violência também começa aqui: falar, partilhar, denunciar, falar de novo, até que o respeito e a dignidade a que todas ...

Ler mais

IVG e a luta para garantir um direito fundamental – uma maternidade quando, como e SE quisermos

Queremos que esta e as próximas gerações entendam que o cenário é muito mau atualmente – como relatado acima – e que precisamos de todas e todos ...

Ler mais

O DiEM25 apoia o BDS: uma solução pacífica em prol dos direitos universais em Israel e na Palestina

Os membros do DiEM25 votaram a favor do Movimento de BDS como parte do nosso compromisso para com a justiça global e em resposta à situação ...

Ler mais

Textos como este poderão ser censurados na Alemanha a partir de sexta

Com a adoção de uma definição de anti-semitismo que considera críticas a Israel como anti-semitismo, pode aumentar a censura dos discursos ...

Ler mais