A luta pelos direitos dos migrantes está à nossa volta

Num vídeo que apareceu esta semana, vê-se Elin Ersson, uma jovem estudante Sueca, numa tentativa de evitar a deportação forçada de um homem de 52 anos para o Afeganistão. Elin recusou-se a ocupar o seu lugar, não permitindo, assim, a descolagem do avião e a deportação do referido homem, este sentado na parte traseira do avião. Elin resistiu às intimidações do pessoal de cabine, que a instava a sentar-se, e de um outro passageiro que referia que ela estava a incomodar os outros passageiros. Ela concordou em abandonar o avião, desde que o homem a ser deportado o pudesse fazer também. Após alguns minutos, saem ambos do avião.
É este tipo de heróis inconformados de que todos necessitamos – lutar pelos direitos dos migrantes numa base diária. O acto de resistência de Elin coloca uma questão a todos nós: que tipo pessoas queremos ser? Numa altura em que alguns governos europeus criminalizam o apoio aos migrantes e subsidiam a criação de campos fora das fronteiras europeias, trata-se de uma questão que não podemos ignorar. No passado, podemos ter podido procurar refúgio nas zonas de conforto, mas, agora, esse tempo acabou.
Com esta ação, Elin Ersson retoma o controlo da situação e dá o exemplo. Não apenas tenta salvar um outro ser humano como também nos mostra a todos, sem excepção, que podemos fazer a diferença com este tipo de atitudes. Queremos continuar a disfrutar das nossas comodidades, do nosso conforto, enquanto outros seres humanos morrem à nossa volta, ou queremos construir uma sociedade europeia baseada nos valores da dignidade, da liberdade e da solidariedade de todos?
O DIEM25 foi construído por estudantes, por activistas, artistas e cidadãos que pretendem fazer a diferença. Uma das nossas estratégias é a chamada “Desobediência Construtiva” – da qual Elin Ersson é um grande exemplo. Ela transgrediu as regras para salvar a vida de um homem.
Se tu também queres fazer a diferença, junta-te a nós.
 
Por Lorin Brenig, membro do Colectivo nacional alemão do DiEM25n Brenig, member of DiEM25 Germany’s National Collective.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

A banalidade da democracia

O que torna as nossas democracias banais não é a utilização consciente de métodos perversos para silenciar a liberdade de expressão, mas sim a ...

Ler mais

Estamos prontos a unir a Europa pela paz, liberdade e dignidade

Os partidos MERA25 têm candidatos na Alemanha, Grécia e Itália prontos a transformar a voz do Parlamento Europeu

Ler mais

O Declínio Democrático na Europa

Em defesa dos direitos fundamentais e liberdades públicas na Europa: Um apelo radicalmente democrático

Ler mais

Ei, patrão, deixa os miúdos em paz

Não façamos, em Portugal, dos nossos jovens uma fonte alternativa barata de lucro, como na Holanda

Ler mais