A luta pelos direitos dos migrantes está à nossa volta

DiEM25 Portugal
Qua 07, 2018, Member-contributed Uncategorized
Spread the word

Num vídeo que apareceu esta semana, vê-se Elin Ersson, uma jovem estudante Sueca, numa tentativa de evitar a deportação forçada de um homem de 52 anos para o Afeganistão. Elin recusou-se a ocupar o seu lugar, não permitindo, assim, a descolagem do avião e a deportação do referido homem, este sentado na parte traseira do avião. Elin resistiu às intimidações do pessoal de cabine, que a instava a sentar-se, e de um outro passageiro que referia que ela estava a incomodar os outros passageiros. Ela concordou em abandonar o avião, desde que o homem a ser deportado o pudesse fazer também. Após alguns minutos, saem ambos do avião.

É este tipo de heróis inconformados de que todos necessitamos – lutar pelos direitos dos migrantes numa base diária. O acto de resistência de Elin coloca uma questão a todos nós: que tipo pessoas queremos ser? Numa altura em que alguns governos europeus criminalizam o apoio aos migrantes e subsidiam a criação de campos fora das fronteiras europeias, trata-se de uma questão que não podemos ignorar. No passado, podemos ter podido procurar refúgio nas zonas de conforto, mas, agora, esse tempo acabou.

Com esta ação, Elin Ersson retoma o controlo da situação e dá o exemplo. Não apenas tenta salvar um outro ser humano como também nos mostra a todos, sem excepção, que podemos fazer a diferença com este tipo de atitudes. Queremos continuar a disfrutar das nossas comodidades, do nosso conforto, enquanto outros seres humanos morrem à nossa volta, ou queremos construir uma sociedade europeia baseada nos valores da dignidade, da liberdade e da solidariedade de todos?

O DIEM25 foi construído por estudantes, por activistas, artistas e cidadãos que pretendem fazer a diferença. Uma das nossas estratégias é a chamada “Desobediência Construtiva” – da qual Elin Ersson é um grande exemplo. Ela transgrediu as regras para salvar a vida de um homem.

Se tu também queres fazer a diferença, junta-te a nós.

 

Por Lorin Brenig, membro do Colectivo nacional alemão do DiEM25n Brenig, member of DiEM25 Germany’s National Collective.

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here.