A luta pelos direitos dos migrantes está à nossa volta

Num vídeo que apareceu esta semana, vê-se Elin Ersson, uma jovem estudante Sueca, numa tentativa de evitar a deportação forçada de um homem de 52 anos para o Afeganistão. Elin recusou-se a ocupar o seu lugar, não permitindo, assim, a descolagem do avião e a deportação do referido homem, este sentado na parte traseira do avião. Elin resistiu às intimidações do pessoal de cabine, que a instava a sentar-se, e de um outro passageiro que referia que ela estava a incomodar os outros passageiros. Ela concordou em abandonar o avião, desde que o homem a ser deportado o pudesse fazer também. Após alguns minutos, saem ambos do avião.
É este tipo de heróis inconformados de que todos necessitamos – lutar pelos direitos dos migrantes numa base diária. O acto de resistência de Elin coloca uma questão a todos nós: que tipo pessoas queremos ser? Numa altura em que alguns governos europeus criminalizam o apoio aos migrantes e subsidiam a criação de campos fora das fronteiras europeias, trata-se de uma questão que não podemos ignorar. No passado, podemos ter podido procurar refúgio nas zonas de conforto, mas, agora, esse tempo acabou.
Com esta ação, Elin Ersson retoma o controlo da situação e dá o exemplo. Não apenas tenta salvar um outro ser humano como também nos mostra a todos, sem excepção, que podemos fazer a diferença com este tipo de atitudes. Queremos continuar a disfrutar das nossas comodidades, do nosso conforto, enquanto outros seres humanos morrem à nossa volta, ou queremos construir uma sociedade europeia baseada nos valores da dignidade, da liberdade e da solidariedade de todos?
O DIEM25 foi construído por estudantes, por activistas, artistas e cidadãos que pretendem fazer a diferença. Uma das nossas estratégias é a chamada “Desobediência Construtiva” – da qual Elin Ersson é um grande exemplo. Ela transgrediu as regras para salvar a vida de um homem.
Se tu também queres fazer a diferença, junta-te a nós.
 
Por Lorin Brenig, membro do Colectivo nacional alemão do DiEM25n Brenig, member of DiEM25 Germany’s National Collective.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas ...

Ler mais

O MERA25, partido político do DiEM25 na Alemanha, condena a viragem autoritária da Alemanha: Governo alemão apanhado a mentir sobre proibição de Yanis Varoufakis

O Ministério da Administração Interna alemão ultrapassou grosseiramente a sua autoridade ao impor uma proibição antidemocrática ao líder do ...

Ler mais

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais