A luta pelos direitos dos migrantes está à nossa volta

Num vídeo que apareceu esta semana, vê-se Elin Ersson, uma jovem estudante Sueca, numa tentativa de evitar a deportação forçada de um homem de 52 anos para o Afeganistão. Elin recusou-se a ocupar o seu lugar, não permitindo, assim, a descolagem do avião e a deportação do referido homem, este sentado na parte traseira do avião. Elin resistiu às intimidações do pessoal de cabine, que a instava a sentar-se, e de um outro passageiro que referia que ela estava a incomodar os outros passageiros. Ela concordou em abandonar o avião, desde que o homem a ser deportado o pudesse fazer também. Após alguns minutos, saem ambos do avião.
É este tipo de heróis inconformados de que todos necessitamos – lutar pelos direitos dos migrantes numa base diária. O acto de resistência de Elin coloca uma questão a todos nós: que tipo pessoas queremos ser? Numa altura em que alguns governos europeus criminalizam o apoio aos migrantes e subsidiam a criação de campos fora das fronteiras europeias, trata-se de uma questão que não podemos ignorar. No passado, podemos ter podido procurar refúgio nas zonas de conforto, mas, agora, esse tempo acabou.
Com esta ação, Elin Ersson retoma o controlo da situação e dá o exemplo. Não apenas tenta salvar um outro ser humano como também nos mostra a todos, sem excepção, que podemos fazer a diferença com este tipo de atitudes. Queremos continuar a disfrutar das nossas comodidades, do nosso conforto, enquanto outros seres humanos morrem à nossa volta, ou queremos construir uma sociedade europeia baseada nos valores da dignidade, da liberdade e da solidariedade de todos?
O DIEM25 foi construído por estudantes, por activistas, artistas e cidadãos que pretendem fazer a diferença. Uma das nossas estratégias é a chamada “Desobediência Construtiva” – da qual Elin Ersson é um grande exemplo. Ela transgrediu as regras para salvar a vida de um homem.
Se tu também queres fazer a diferença, junta-te a nós.
 
Por Lorin Brenig, membro do Colectivo nacional alemão do DiEM25n Brenig, member of DiEM25 Germany’s National Collective.

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here

Declaração sobre a decisão da extradição de Julian Assange para os E.U.A.

Nenhuma palavra pode expressar o significado do precedente que foi aberto hoje pelo Ministro do Interior britânico Priti Patel ao aprovar a ...

Ler mais

Opomo-nos ao comércio com colonatos – assina já a petição

Apelamos à nossa audiência e aos nossos membros para assinarem a Iniciativa de Cidadania Europeia para enviar uma mensagem de oposição ao ...

Ler mais

Yanis Varoufakis, Jeremy Corbyn e Ece Temelkuran apresentaram a Declaração de Atenas

A Guerra na Ucrânia apela ao apoio às vítimas da guerra e a um novo Movimento Não-Alinhado

Ler mais

Lançamento do Manifesto: Uma nova alvorada, um novo DiEM25

O nosso movimento tomou um novo rumo mais radical, confrontativo e eficaz

Ler mais