Southern European meeting is taking place at Villa Madama in Rome with leaders of Cyprus, France, Greece, Italy, Malta, Portugal and Spain. (AP Photo/Alessandra Tarantino)

Cimeira no Sul da UE: tudo conversa sem ação?

Numa democracia a funcionar adequadamente nós apoiaríamos discussões e ações coletivas entre os membros. Se a União Europeia fosse uma organização democrática exemplar, então uma reunião de alguns dos seus países para discutir soluções para problemas Europeus seria mais do que bem-vinda. Mas sob a tutela de um establishment burocrático e ineficiente que despreza os processos democráticos, uma reunião destas apenas revela o seu estado disfuncional, pior ainda quando estes mesmos membros apelam a mais democracia através da União Europeia.
Com base no que contaram aos repórteres os líderes dos países da Europa do Sul que se juntaram, nada de especial aconteceu. Eles pediram mais integração europeia, mais democracia e políticas de migração melhores. Tudo soava muito importante mas também estranhamente familiar. 
Como sempre, teria sido tão mais significativo se tivéssemos ouvido falar sobre planos específicos para ação e iniciativas. Então será isto uma “Cimeira do Sul” capaz (ou disposta?) a dar voz a uma alternativa a uma Europa dominada pela Alemanha? Ou, Não há outra Alternativa (TINA)?
No DiEM25, acabamos com o dogma TINA  Surpreendentemente, há muitas alternativas. A nossa alternativa é o New Deal Europeu. Ambicioso? Sim! Atingível?Completamente. Vamos a isso!

 
Aris é um membro e voluntário do movimento DiEM25

 
(AP Photo/Alessandra Tarantino)
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Textos como este poderão ser censurados na Alemanha a partir de sexta

Com a adoção de uma definição de anti-semitismo que considera críticas a Israel como anti-semitismo, pode aumentar a censura dos discursos ...

Ler mais

Como comunicar ideias que desafiem o status quo

Não temos os recursos dos media corporativos ou dos políticos apoiados por bilionários. Mas não precisamos deles

Ler mais

Carta aberta aos juízes do Tribunal Penal Internacional

Hoje é o aniversário do início do capítulo mais negro de uma tragédia pela qual a nossa geração responderá perante as gerações futuras

Ler mais

A emancipação de Portugal passa por derrotar a oligarquia da UE

Portugal está no centro da sua própria tempestade, uma tempestade que reflecte a tragédia da Grécia em 2015

Ler mais