Electoral Wing

O documento das políticas do DiEM25 sobre proteção social, trabalho e emprego está agora a ser desenvolvido – Contribuí!

O maior problema que afeta as vidas de um grande número de europeus é o baixo nível de pessoas empregadas, a precariedade, a falta de progressão na carreira, a incerteza sobre o futuro e o medo do desemprego, a juntar ao baixo poder de compra. Quase um quarto da população da União Europeia está em risco de pobreza. Neste contexto, muitos europeus expressão a sua desconfiança da União Europeia ou rejeitam-na completamente. As pessoas sentem – muitas vezes corretamente – que as regressões sociais implementadas nos últimos anos advêm de escolhas políticas feitas a nível europeu, particularmente a “flexibilização” do mercado de trabalho. Este ressentimento é habilmente explorado pela direita e extrema- direita antieuropeia que recentemente descobriram esta sensibilidade social e investiram neste campo, que os chamados “governos” de esquerda abandonaram.

Se nós queremos criar uma dinâmica política suficientemente forte para simultaneamente opor as políticas de austeridade e as regressões nacionalistas e se queremos ser capazes de implementar a nossa estratégia de desobediência construtiva, é essencial que nós possamos propor aos cidadãos e trabalhadores europeus um programa alternativo que põe a justiça social e a redução da desigualdade no cerne do nosso novo projeto para a Europa.

O pilar de proteção social, de trabalho e emprego da nossa Agenda Progressiva para a Europa tem como objetivo oferecer aos cidadãos europeus um projeto ambicioso, concreto, credível e alternativo, assim como políticas sociais europeias destinadas a promover a justiça social, reduzir a desigualdade e proteger os trabalhadores e o precariado. Será um instrumento importante para as nossas campanhas.

O questionário está agora disponível aqui.
 
Lê-o, comenta-o e dá-nos a tua contribuição!
 
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Textos como este poderão ser censurados na Alemanha a partir de sexta

Com a adoção de uma definição de anti-semitismo que considera críticas a Israel como anti-semitismo, pode aumentar a censura dos discursos ...

Ler mais

Como comunicar ideias que desafiem o status quo

Não temos os recursos dos media corporativos ou dos políticos apoiados por bilionários. Mas não precisamos deles

Ler mais

Carta aberta aos juízes do Tribunal Penal Internacional

Hoje é o aniversário do início do capítulo mais negro de uma tragédia pela qual a nossa geração responderá perante as gerações futuras

Ler mais

A emancipação de Portugal passa por derrotar a oligarquia da UE

Portugal está no centro da sua própria tempestade, uma tempestade que reflecte a tragédia da Grécia em 2015

Ler mais