Os direitos LGBT não são negociáveis: igualdade e equidade, já!

Os direitos LGBT não são negociáveis: igualdade e equidade, já!

O dia 14 de maio é o dia internacional contra a homofobia, transfobia e bifobia. O que estas três palavras têm em comum é o termo “fobia”, a aversão, ou discriminação, baseada na orientação e/ou identidade sexual. O dia 14 de maio marca, assim, a nossa luta comum pelos direitos LGBT, igualdade e sensibilização para esta temática.

Salvo poucas exceções, a Europa tem um longo caminho pela frente no que diz respeito aos direitos LGBT e garantia da igualdade. O relatório anual da IGLA-Europa mostra uma Europa dividida: em média, o nordeste da Europa criou um ‘clima social’ muito positivo para as pessoas LGBT mas no sudeste, a violação dos direitos humanos continua a prevalecer.

Apesar disto, a Europa tem feito progressos substanciais. O relatório da OCDE sobre inclusão LGBT mostra um aumento significativo, em quase todos os países, se comparado com as últimas duas décadas. Isto seriam boas notícias, se todos os países se encontrassem numa trajetória positiva. Contudo a Grécia, o país atingido pelas mais duras políticas neoliberais, apresenta um declínio dos índices de aceitação da homossexualidade!

No DiEM25 acreditamos em direitos iguais para todos – e acreditamos que os direitos LGBT estarão sempre em risco, enquanto o racismo e a discriminação forem alimentados pela austeridade e pela repressão antidemocrática. Todos estes problemas estão interrelacionados: precisamos de lutar por uma agenda abrangente, criada em conjunto, progressista e por reformas em toda a Europa – de modo a restaurar a democracia, alcançar a equidade e completa igualdade, independentemente da orientação ou identidade sexual. Junta-te a nós!

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

A banalidade da democracia

O que torna as nossas democracias banais não é a utilização consciente de métodos perversos para silenciar a liberdade de expressão, mas sim a ...

Ler mais

Estamos prontos a unir a Europa pela paz, liberdade e dignidade

Os partidos MERA25 têm candidatos na Alemanha, Grécia e Itália prontos a transformar a voz do Parlamento Europeu

Ler mais

O Declínio Democrático na Europa

Em defesa dos direitos fundamentais e liberdades públicas na Europa: Um apelo radicalmente democrático

Ler mais

Ei, patrão, deixa os miúdos em paz

Não façamos, em Portugal, dos nossos jovens uma fonte alternativa barata de lucro, como na Holanda

Ler mais