Eu sou Yanis Varoufakis e deixo uma mensagem para o Ano Novo, do DiEM25
2020 deixa para trás muitos escombros – dor, medo, vidas quebradas, sonhos destruídos. Mas também temos uma dívida de gratidão com 2020: ajudou a expor sete segredos fundamentais.
Costumávamos pensar nos governos como sendo impotentes. Mas desde que o COVID-19 nos atingiu, sabemos mais: os governos têm poderes incríveis que até agora optaram por não usar, cedendo à pressão exorbitante das grandes corporações.
Sim, a árvore do dinheiro existe afinal. Mas é claro que este só é colhido pelos poderosos em nome da oligarquia: dinheiro criado pelos ricos para os ricos. A solvência é uma decisão política porque a dinâmica de poder, e não os mercados, decide quem está falido e quem não está.
A riqueza não tem nada a ver com trabalho árduo ou empreendedorismo. Os bilionários da América ganharam 931 bilhões de dólares com a pandemia. E ficaram mais ricos durante o seu sono.
Sim, 2020 foi um ano de boa colheita para os capitalistas, mas o capitalismo morreu! Livres da concorrência restante, empresas colossais como a Amazon possuem tudo. Então sim, durante 2020, o capitalismo transformou-se num tecno-feudalismo insidioso. A Nossa Europa, apesar de toda a sua civilização e poder, continuou a vender a alma em 2020.
Uma palavra é suficiente: Moria, o campo-prisão de refugiados em Lesbos – um espelho que reflecte a crueldade e a alma perdida da Europa. Sim, foi um ano difícil. Perdemos muitas pessoas para a pandemia. Vimos a exploração florescer, levando muitos ao encontro da miséria. As liberdades civis sofreram um grande golpe. Mas, apesar de tudo, 2020 deixou-nos entrar num sétimo segredo brilhante e inspirador de esperança: tudo poderia ser diferente.
Se esta pandemia provou alguma coisa, é que Bertolt Brecht estava certo quando disse certa vez:
“Porque as coisas são como são, as coisas não continuarão a ser como são.”
Não consigo pensar numa maior fonte de esperança do que esta. Devemos agradecer a 2020 por isso. Agora, cabe a nós fazer de 2021 um ano de mudanças radicais no interesse das pessoas. Em toda a parte!
Feliz Ano Novo e Carpe DiEM25!
Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui