Uma mensagem festiva do DiEM25 para 2021

Eu sou Yanis Varoufakis e deixo uma mensagem para o Ano Novo, do DiEM25

2020 deixa para trás muitos escombros – dor, medo, vidas quebradas, sonhos destruídos. Mas também temos uma dívida de gratidão com 2020: ajudou a expor sete segredos fundamentais.

Costumávamos pensar nos governos como sendo impotentes. Mas desde que o COVID-19 nos atingiu, sabemos mais: os governos têm poderes incríveis que até agora optaram por não usar, cedendo à pressão exorbitante das grandes corporações.

Sim, a árvore do dinheiro existe afinal. Mas é claro que este só é colhido pelos poderosos em nome da oligarquia: dinheiro criado pelos ricos para os ricos. A solvência é uma decisão política porque a dinâmica de poder, e não os mercados, decide quem está falido e quem não está.

A riqueza não tem nada a ver com trabalho árduo ou empreendedorismo. Os bilionários da América ganharam 931 bilhões de dólares com a pandemia. E ficaram mais ricos durante o seu sono.

Sim, 2020 foi um ano de boa colheita para os capitalistas, mas o capitalismo morreu! Livres da concorrência restante, empresas colossais como a Amazon possuem tudo. Então sim, durante 2020, o capitalismo transformou-se num tecno-feudalismo insidioso. A Nossa Europa, apesar de toda a sua civilização e poder, continuou a vender a alma em 2020.

Uma palavra é suficiente: Moria, o campo-prisão de refugiados em Lesbos – um espelho que reflecte a crueldade e a alma perdida da Europa. Sim, foi um ano difícil. Perdemos muitas pessoas para a pandemia. Vimos a exploração florescer, levando muitos ao encontro da miséria. As liberdades civis sofreram um grande golpe. Mas, apesar de tudo, 2020 deixou-nos entrar num sétimo segredo brilhante e inspirador de esperança: tudo poderia ser diferente.

Se esta pandemia provou alguma coisa, é que Bertolt Brecht estava certo quando disse certa vez:

 “Porque as coisas são como são, as coisas não continuarão a ser como são.”

Não consigo pensar numa maior fonte de esperança do que esta. Devemos agradecer a 2020 por isso. Agora, cabe a nós fazer de 2021 um ano de mudanças radicais no interesse das pessoas. Em toda a parte!

Feliz Ano Novo e Carpe DiEM25!

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais