Poverty and Climate Change

A luta contra a pobreza não deverá desprezar os objetivos ambientais

Duas partes essenciais European New Deal do DiEM25 são a mitigação da pobreza e o investimento sério em tecnologias verdes. Ainda que ambos estes campos não pareçam estar ligados, novos estudos científicos sugerem que há conexeões sólidas entre eles. Há cientistas que dizem que quanto mais se luta pela pobreza e se ajudam pessoas maiores serão as emissões de carbono. Isto significa que a humanidade deverá fazer mais para lutar contra as mudanças climáticas.
Contudo, este assunto é uma batata quente demasiado política para ser deixada nas mãos dos académicos. Acreditamos que a pobreza (a nível mundial e agora infelizmente, também dentro da UE , tornado pior pela troika), e as alterações climáticas são dois assuntos essenciais que devem ser definidos pela UE e enquadramento político global. Assim, a transição para tecnologias verdes é urgente e necessária em todos os países.
Este é apenas um dos dois passos necessários. O segundo é que cada novo investimento deverá seguir standards elevados em termos de ambiente e sustentabilidade. Isto é vital em países em desenvolvimento onde os líderes mundiais deverão pensar e planear como eliminar a probreza de forma eficiente sem criar danos nas medidas necessárias para combater o aquecimento global. Cientistas mostraram-nos o caminho em frente. Agora precisamos de nos unir para podermos fazer melhor do que os modelos estão a prever.
 
Aris é membro e voluntário do movimento DiEM25.

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Textos como este poderão ser censurados na Alemanha a partir de sexta

Com a adoção de uma definição de anti-semitismo que considera críticas a Israel como anti-semitismo, pode aumentar a censura dos discursos ...

Ler mais

Como comunicar ideias que desafiem o status quo

Não temos os recursos dos media corporativos ou dos políticos apoiados por bilionários. Mas não precisamos deles

Ler mais

Carta aberta aos juízes do Tribunal Penal Internacional

Hoje é o aniversário do início do capítulo mais negro de uma tragédia pela qual a nossa geração responderá perante as gerações futuras

Ler mais

A emancipação de Portugal passa por derrotar a oligarquia da UE

Portugal está no centro da sua própria tempestade, uma tempestade que reflecte a tragédia da Grécia em 2015

Ler mais