A esperança está de volta à Grécia: O DiEM25 lança um novo partido político

Tivemos casa cheia esta segunda-feira no lançamento do partido MeRA25 em Atenas, o braço eleitoral da DiEM25 na Grécia.
A noite começou com uma curta e mordaz peça de teatro encenada pelos estudantes da Central Saint Martins, sediados em Londres. Prosseguimos depois para vários pequenos discursos de membros do DiEM25 e do MeRA25.
 

 
A Greek Spring (Primavera Grega) de 2015 destacou-se fortemente nos discursos, ao lado do novo manifesto e programa do MeRA25 para por fim ao estatuto de colónia endividada da Grécia.
Os oradores incluíram o Yannis Charalabakis, que lidera o movimento ativista sobre alterações climáticas na Grécia, o Gerasimos Liberatos, vice-presidente do município de Halandri, subúrbio de Atenas, o compositor grego Dimos Moutsis (que compôs o hino do MeRA25!), o ator Kleon Grigoriadis (que faz parte do secretariado politico da MeRA25), assim como diversos membros do colectivo coordenador e do painel consultivo do DiEM25.
 
 

 
Erik Edman, membro do colectivo coordenador do DiEM25, disse: “A Grécia em 2015 não foi o fim da esperança, mas o começo.”
Rosemary Bechler, editora do OpenDemocracy (Democracia Aberta) e também membro do colectivo coordenador do DiEM25, citou Lord Byron. De olhos na multidão à sua frente, que enchia o auditório, partilhou também o sentimento: “Acho que Byron iria sorrir ao ver o que está a acontecer aqui esta noite.”
 
 

Fotini Bakadima, a coordenadora do secretariado do DiEM25, explicou como o MeRA25 é baseado no transnacionalismo europeu, onde os membros de toda a Europa poderão contribuir nas suas escolhas e decisões politicas. Apelou também à audiência para ajudarem o novo partido a delinear as suas políticas: “Ajudem-nos, todos vós, a enriquecer as nossas propostas!”
Slavoj Žižek, filósofo e assessor do DiEM25, disse: “O que aconteceu à Grécia representa homicídio da esperança. O DiEM25 na Europa e o MeRA25 são a nossa única esperança”. Noam Chomsky, membro do colectivo coordenador do DiEM25, acrescentou: “A inauguração do MeRA25 é uma inspiração para outros e uma fonte de esperança num mundo repleto de problemas.”
Lorenzo Marsili, membro da colectivo coordenador do DiEM25, afirmou que: “Em 2015, os gregos deram uma lição de democracia à Europa. Mas os europeus olharam passivamente enquanto a Grécia foi arrasada. Estamos aqui para vos lembrar a todos que isto não se irá repetir.”
 
 

 
O artista musical Brian Eno, que também faz parte do colectivo coordenador do DiEM25, acrescentou: “A democracia está em perigo na Europa, e depende do povo grego para defendê-la.”
A noite também deu oportunidade à participação de alguns parceiros políticos do DiEM25 e do MeRA25. Aurore Lalucq do movimento progressivo francês Generation-s, partilhou: “Nós e o (líder da Generation-s e antigo candidato à presidência francesa) Benoit Hamon estaremos convosco em todas as batalhas.” Benoit Hamon abraçou o nascimento do MeRA25, afirmando que: “a esperança voltou”.
A audiência teve em tão o prazer de ouvir um concerto de uma lenda popular grega, Psarantonis.
 

Finalmente, Yanis Varoufakis tomou a palavra.
 

 
Apontando o dedo às promessas falhadas da Syriza em 2015, Yanis disse: “Nada ameaça mais um país do que o sentimento de que não existem alternativas a rumo que os prejudica. Foi por isso mesmo que fundamos o MeRA25”.
 

Ele expôs em detalhe as propostas políticas do novo partido – o Novo Acordo grego – e terminou o seu discurso com um apelo às pessoas para se juntarem ao MeRA25. “Temos que demonstrar que conseguimos trazer a esperança de volta”, explicou Yanis.
 

 
“Começamos amanhã de manhã!”
Cobertura mediática

The Guardian: Greek ex-minister Yanis Varoufakis launches political party
France24: Greece’s maverick ex-minister Varoufakis launches party
The Times: Varoufakis launches new democracy party
Greek Reporter: Varoufakis Launches New Party in Athens
El Diário: Varoufakis vuelve a la política griega decidido a dar nuevamente guerra a la troika
Reuters: Greece’s Varoufakis promises to end debt bondage with new party
UK Business Insider: Greece ex-finance minister Varoufakis launches new party
Huffington Post Greece: Επτά σημεία του πολιτικού προγράμματος του ΜέΡΑ25 παρουσίασε ο Γ. Βαρουφάκης
Newsbeast: Βαρουφάκης: Είμαστε μέσα στην Ευρώπη, αλλά εναντίον αυτής της Ευρώπης
Kathimerini: Ο Γιάνης Βαρουφάκης για ελληνοτουρκικά και Σκοπιανό
Euronews: Πρεμιέρα για τη «Μέρα» του Γιάνη Βαρουφάκη
Naftemporiki: «Γραμματέας του DiEM25» ο Γ. Βαρουφάκης

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais