DiEM25 Eastern Europe

O Leste resiste ao silêncio

A iniciativa conjunta de Diemers da Roménia, Bulgária,  Hungria e Sérvia que trabalham na plataforma da Europa de Leste já foi publicada neste artigo. Esta foi apenas a apresentação de uma base para futuras ações, abrindo espaço a que mais Diemers de Leste se nos possam juntar. Qualquer pessoa sensata rejeita comparações fáceis, mas é preciso reconhecer que esta parte da Europa “precisa de tratamento diferente”.
Por esta razão, decidimos que os nossos principais objetivos são os seguintes: primeiro, contar a história que introduza os membros dos países ocidentais aos problemas e conflitos dos países de Leste; e segundo, demonstrar conclusivamente que é crucial para o futuro da Europa implementar os 25 pilares do DiEM também nestes países, sejam ou não membros da UE.
Não nos esqueçamos das palavras de Julian Assange sobre a Sérvia: “um país charneira, um sítio pioneiro fundamental onde o futuro acontece primeiro”. É claro que o mesmo pode ser dito sobre toda a região. Às vezes, e não poucas, os sintomas locais da “periferia” revelam doenças ou mal-estares sérios no centro. A Europa é e deve ser um organismo vivo, portanto o resto dos nossos irmãos europeus a Sul, Norte ou Oeste no nosso continente não podem desviar o olhar quando vêem pessoas despejadas das suas casas por dívidas mínimas, os seus bens confiscados; trabalhadores despedidos dos seus empregos empobrecidos e pisados; governos liderados por bilionários que assistem a economias a definhar, xenofobia e racismo crescentes, militarismo, tribalismo; derrotas estrondosas das forças de esquerda e progressistas, alvos de troça nas eleições – tudo isto a acontecer neste momento em metade do continente europeu.
É essencial aprender com o exemplo da Europa de Leste se não quisermos ver toda a Europa a colapsar desta maneira. De momento, estamos a recolher novos materiais com o objetivo de trabalhar exaustivamente nos itens já delineados no nosso artigo.
Sendo a democracia a base de todos os outros esforços, decidimos começar com ela. Portanto, ela será o tema do nosso próximo texto. É com prazer que vos convidamos a ler e contribuir nos nossos grupos de debate. Não há problemas que sejam só locais, apenas compreensões locais, e estamos aqui para colmatar as lacunas. Fica atento a este espaço.
Carpe DiEM!
Bogdan  é membro do CED de Bucareste e um humilde engenheiro residente em Munique. Os seus principais interesses são os temas sócio-políticos do Sudeste Europeu, assim como a promoção do DiEM25.

 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here