A UE está a planear uma renovação radical do seu programa financeiro

A Comissão Europeia está a planear uma renovação do seu programa financeiro. O orçamento de 25 biliões de euros da zona euro está a ser planeado para financiar reformas estruturais e vai ter uma função estabilizadora, sendo administrado por um futuro Fundo Monetário Europeu (FME).

Após as críticas nos últimos anos devido à imposição de pesadas medidas de austeridade em países como a Grécia depois da crise financeira de 2008, a Comissão espera que o orçamento da zona euro e o Fundo Monetário Europeu ajude a união para fazer frente a crises futuras.

A função estabilizadora deste montante agirá como protetor das despesas de investimento, acedendo ao orçamento da EU e FME de forma a canalizar bolsas e empréstimos para países em necessidade. O FME substituirá o Mecanismo de Estabilidade Europeu.

Neste momento existe muita tensão no planeamento e implementação do novo orçamento. Os Estados-membros não chegaram a um consenso sobre o caminho da integração mais profunda com a zona euro – e a distribuição apropriada de fundos por região. Esta indefinição joga a favor dos defensores do Brexit e dos opositores à União Europeia que alegam que uma maior integração diminui a soberania dos Estados-membros.

De acordo com a Comissão, estas propostas financeiras irão fornecer a massa crítica necessária e evitar que a sobrecarga financeira recaia apenas em alguns Estados- membros. As reformas estruturais vão servir também para ajudar os trabalhadores europeus e os sistemas de segurança social a acompanhar a crescente revolução digital, o que requer novas competências e mais alterações à forma como trabalhamos.

No DiEM25 temos lutado contra as medidas de austeridade desumanas e improdutivas. O novo orçamento da zona euro apresenta desafios e oportunidades – devemos aproveitar esta hipótese para nos assegurarmos que nenhuma nação da zona euro é deixada para trás com a implementação deste novo programa financeiro. Junta-te a nós.

A Jane é um membro do nosso CED em Londres e tem um blog em www.ambitiousmamas.co.uk sobre feminismo, política e questões raciais. Podem também segui-la no twitter.

 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here

Somos pela democracia… até ela estar ao nosso alcance

O Parlamento Português como um sintoma da falta de democracia na Europa. No mês passado, de modo pouco noticiado, a Assembleia da República ...

Ler mais

Debate público do DiEM25 em Portugal: “A esquerda progressista faz falta à Europa?”

No passado dia 2 de Julho organizámos o nosso primeiro debate aberto ao público com o título “A esquerda progressista faz falta à Europa?”. ...

Ler mais

A Grécia e a UE deixaram para trás mais de 27 mil pessoas no Mar Egeu

Um estudo revela um número alarmante de casos em que a Guarda Costeira Grega e a FRONTEX ordenaram a migrantes que encontrassem o seu próprio ...

Ler mais

Junta-te ao DiEM25 na Marcha Azul pelo Clima!

A Marcha Azul pelo Clima, organizada pela plataforma Salvar o Clima, será já na próxima quarta-feira, dia 29 de junho às 18:00. Começaremos na ...

Ler mais