Academia DiEM25 em Atenas: Fusão de perspectivas de toda a Europa

O nosso movimento é tão poderoso quanto os ativistas que o conduzem. É por isso que, no início de Maio, reunimos um grupo de DiEMers apaixonados em Atenas para a 4.ª Academia DiEM25.

Depois de Belgrado (2018), Colónia (2019) e Lisboa (2019), a 4.ª Academia DiEM25 em Atenas foi uma oportunidade fantástica para os nossos membros se encontrarem pessoalmente mais uma vez. Isto permitiu-lhes fundir perspetivas de todos os cantos da Europa e organizar a sua luta comum. Depois de dois anos difíceis com restrições devido à COVID-19, voltarmos a poder estar juntos pessoalmente foi uma grande conquista para todos. 

O que aconteceu na Academia?

O primeiro dia da Academia deste ano começou com uma introdução da Ivana Nenadovic, que deu as boas-vindas a todos os participantes e explicou o plano da Academia.

Seguiu-se uma introdução aos princípios do DiEM25, que abrangeu a forma como trabalhamos e as ferramentas que utilizamos no DiEM25. Incluiu também uma introdução à política e ao ativismo, conduzida por Amir Kiyaei e Dušan Pajović, respetivamente.

Depois do almoço, falámos sobre o desenvolvimento de campanhas específicas, a radicalidade das políticas do DiEM25 e do MERA25 e os desafios da criação de novos partidos políticos. Terminámos a noite com uma homenagem a Rosemary Bechler, que foi membro do Coletivo Coordenador do DiEM25, com a projeção de um pequeno vídeo e do documentário Not Just Another Political Party.

No segundo dia, falámos a fundo sobre política com Amir Kiyaei e Ferdia O’Brien e especificamente sobre como construir uma utopia realista de e para muitos.

Seguiu-se uma apresentação de Dušan Pajović sobre como realizar ações de rua e fazer campanhas para o DiEM25.

À tarde, Lucas Febraro falou sobre a importância do riso. Abordou a fundo a cultura contemporânea dos memes e o valor do humor na comunicação política.

Pouco depois, Ivana Nenadovic, membro do nosso Colectivo Coordenador, conversou com Milena Repajic, presidente do Partido da Esquerda Radical da Sérvia, e Erik Edman, porta-voz do partido político MeRA25 Grécia.

À noite, o Diretor de Investigação do META, Sotiris Mitralexis, deu uma palestra sobre a geopolítica pós-moderna não-alinhada, no contexto do apelo do DiEM25 para um novo movimento não-alinhado. A Academia terminou formalmente com um painel em que participaram os convidados Milena Repajic, do Partido da Esquerda Radical da Sérvia, e Pawel Wargan, da Internacional Progressista, que discutiram a importância de aprender com o passado e de desconstruir as narrativas imperialistas, independentemente da sua origem.

Para além do estímulo intelectual que estas sessões proporcionaram, os membros puderam conhecer-se e divertir-se juntos, provando que a política não está reservada a fatos cinzentos e gravatas pretas.

As origens da Academia DiEM25 remontam a discussões entre os DiEMers, durante os nossos grandes eventos em locais como Roma, Berlim e Bruxelas, bem como noutras ocasiões, onde nos apercebemos da importância de nos encontrarmos pessoalmente e de nos conhecermos uns aos outros.

No entanto, quando se trata de pôr em prática as nossas políticas, o apoio mútuo e a confiança desempenham um papel fundamental. A Academia DiEM25 é o lugar onde podemos encontrar pessoas que estão a lutar para os mesmos fins em diferentes países e que têm um espaço físico de novo para trocar experiências, ganhar novas competências e apreciar a comunidade que construímos.

Carpe DiEM!

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais