Bernie Sanders e Yanis Varoufakis apelam à união dos progressistas contra a Internacional Nacionalista liderada por Donald Trump

DiEM25 Portugal
Qui 09, 2018, Artigos
Spread the word

O Senador Bernie Sanders,  antigo candidato à presidência dos Estados Unidos e Yanis Varoufakis, o co-fundador do DiEM25, apelaram hoje aos progressistas para formarem um movimento internacional para combater o autoritarismo representado por Donald Trump.

Numa das primeiras conversas publicadas no The Guardian, os intervenientes pediram a formação de um movimento ‘Progressista Internacional’ que possa levar as pessoas a aderir a uma visão de prosperidade, segurança e dignidade para todos.

“Enquanto os ricos ficam mais ricos, as populações vão trabalhando mais horas com salários que não sobem, e temem pelo futuro dos filhos.” disse Sanders. “As forças autoritárias vão explorar estas crises económicas e criar bodes expiatórios para virar as pessoas umas contra às outras.”

Varoufakis disse: “A nossa era vai ser recordada como a marcha triunfal da Internacional Nacionalista que nasceu da sarjeta do capitalismo financeiro. Se também será recordada como a altura onde as forças humanistas progressistas dos EUA, da UE, do Reino Unido, do México, Índia, África do Sul foram um movimento Progressista Internacional.”

AO primeiro passo, segundo Varoufakis, é apelar à criação de um conselho que terá como tarefa apresentar um New Deal Internacional, um “Bretton Woods progressista”.

“Yanis Varoufakis está correctíssimo,” sublinhou Sanders. “Nestes tempos de desigualdade salarial e disparidade de riqueza, oligarquia, autoritarismo e militarismo precisamos de um movimento internacional para combater estas ameaças.”

Sanders disse também que “a solução, como Varoufakis explicou, passa pela criação de uma agenda internacional progressista que apele às populações. O destino do mundo está em jogo. Vamos unir-nos e seguir em frente!”

Lê a conversa aqui (Bernie Sanders) e aqui (Yanis Varoufakis)


No DiEM25 estamos a trabalhar desde 2016 como o primeiro movimento pan-europeu de bases com a vossa ajuda. Juntámos dezenas de milhares de pessoas para apoiar uma agenda progressista, humanista para enfrentar o sistema político corrente e salvar o projecto europeu. Este ano formámos a Primavera Europeia, uma coligação de partidos políticos progressistas para competir nas eleições de 2019 e devolver a UE às populações.

Agora estamos também a desempenhar um papel crucial nesta nova aliança de Varoufakis e Sanders para combater o crescimento da extrema-direita. Convidamos todas as forças políticas europeias a juntarem-se a nós!

Juntos vamos mostrar que a forma de vencer a agenda da Internacional Nacionalista de Donald Trump, Viktor Orbán, Matteo Salvini e outros xenófobos é apoiar políticas progressistas e eleger candidatos que nos representem a todos – como Bernie Sanders disse “em todos os continentes em todos os países”.

Precisamos da tua ajuda para o conseguir. Por exemplo:

  • Se ainda não és membro do DiEM25, junt-te a nós! Demora apenas alguns segundos para começares a fazer a diferença:

– – Esta manhã, MeRA25, a ala eleitoral do DiEM25 na Grécia, apresentou a sua proposta política inicial em Thessaloniki. Vai e vota!

– – O nosso partido político na Alemanha está pronto para nomear o seu conselho, se quiseres coordenar as campanhas submete a tua candidatura href=”https://internal.diem25.org/candidacies/new?election_id=10″>aqui.

– – DiEM25 – Italia está a pedir membros para coordenar vários grupos, candidata-te aqui

– – Apoia os nossos membros da Primavera Europeia regista-te neste site vais encontrar maneiras de nos ajudar

  • Vai ser necessário trabalharmos todos juntos para derrotar a Internacional Nacionalista contacta-nos e diz quando estiveres pronto para ajudar.
  • Nós rejeitamos patrocínios empresariais e institucionais. Quer dizer que não precisamos de comprometer os nossos princípios. A tua contribuição é sempre importante. Faz a tua doação aqui.

A nossa luta é uma luta pelos direitos humanos, pelo ambiente, justiça e também pela sobrevivência. A nossa luta é contra a ideologia tóxica e os horrores do passado recente. É uma luta que podemos vencer — juntos.

Carpe DiEM!

 

Luis Martin é o Coordenador de Comunicações do DiEM25

 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here.