Declaração contra o processo ilegítimo de concessão privada da Praça Martim Moniz

Contra a imposição antidemocrática! Pela participação dos cidadãos e pelo municipalismo democrático!

Na noite de terça-feira dia 20 de novembro de 2018, a Câmara Municipal de Lisboa realizou uma sessão de apresentação da renovação de concessão da Praça Martim Moniz, tendo convocado a sessão apenas no próprio dia de manhã.
Não obstante a falta de aviso prévio, a CML e a Moonbrigade, promotora do plano para a praça, depararam-se com um salão cheio no Hotel Mundial. No geral, as reacções ao plano foram de oposição e crítica tanto pela utilização de contentores prevista no plano, como pela obsessão em tornar a praça num espaço comercial ou em “esplanadas para turistas”.
Apesar da clara oposição de grande parte dos cidadãos presentes na sessão de apresentação, a CML manteve o projecto da Moonbrigade, voltando a apresentar em Dezembro essencialmente o mesmo projecto de contentores e espaço comercial, com ligeiras alterações que prevêem a introdução de mais árvores.
O CED de Lisboa 2, afirma a sua solidariedade com o movimento de oposição ao processo ilegítimo desta concessão e exige que o futuro da praça seja decidido democraticamente, com a participação de todos os lisboetas interessados! Os espaços públicos são das pessoas e a sua utilização deve ser decidida pelas pessoas.
Aliás, a contestação já deu alguns frutos, tendo sido já parada a obra e prometida uma discussão pública, que todavia tarda em acontecer. Mas discussões ou “consultas” não chegam. A população não é apenas conselheira, é quem decide!
O CED Lisboa 2 do DiEM25 apoia o movimento popular que se organizou para exigir um processo participativo e apresentar uma proposta concreta que vá ao encontro das necessidades da população: um espaço verde no Martim Moniz.
Junta-te a este movimento e mostra à CML o que é democracia! Envia um e-mail de apoio a jardimartimoniz@gmail.com

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Estamos prontos a unir a Europa pela paz, liberdade e dignidade

Os partidos MERA25 têm candidatos na Alemanha, Grécia e Itália prontos a transformar a voz do Parlamento Europeu

Ler mais

O Declínio Democrático na Europa

Em defesa dos direitos fundamentais e liberdades públicas na Europa: Um apelo radicalmente democrático

Ler mais

Ei, patrão, deixa os miúdos em paz

Não façamos, em Portugal, dos nossos jovens uma fonte alternativa barata de lucro, como na Holanda

Ler mais

E agora, quem condena a censura e o cancelamento?

Varoufakis foi proibido de visitar a Alemanha e de fazer qualquer tipo de atividade política, incluindo por zoom. Onde estão então, neste ...

Ler mais