Declaração de solidariedade para com os judeus americanos e o povo judeu de todo o mundo

por Alexander Nitschke e Jack Franco
O DiEM25 expressa a sua profunda solidariedade para com os judeus americanos e o povo judeu de todo o mundo, a Hebrew Immigrant Aid Society e todos aqueles que foram afetados pelo massacre na sinagoga da Tree of Life Congregation, em Pittsburgh.
Isto representa um novo nível no crescimento do terrorismo de direita nos EUA e no mundo ocidental. Este não foi um homicídio de cidadãos aleatórios. Não pode haver nenhuma dúvida, se vamos percorrer o caminho da luta contra o preconceito, de que este foi um ataque explicitamente antissemita.
Quando nos dizem que Bowers, o perpetrador, “tweetou” que os judeus estavam a trazer migrantes para cometer genocídio contra a população branca, ficamos preocupados. As inseguranças dos políticos e dos intolerantes marginais uniram-se, e não é de todo uma ocorrência anormal.
A verdade é que visões desse tipo circulam pela Casa Branca, mas também são um assalto ao nosso continente. O DiEM25 mostra-se resolutamente contra a Internacional Nacionalista que permite e facilita o doentio e gangrenoso fascismo dos inseguros. Esta retórica do Outro divide e governa, e só pode ser derrotada por uma coligação de solidariedade com todas as minorias, LGBTQ+, migrantes e trabalhadores precários. Os nossos aliados mais fortes são aqueles que precisam de nós, e os judeus de todo o mundo não devem ter dúvidas de que milhares de membros do DiEM25 estão prontos a lutar contra o antissemitismo, venha o que vier.
Bowers é o exemplo de como as ideologias antissemitas estão a crescer hoje da mesma forma que cresceram antes. As nossas sociedades ocidentais nunca conquistaram completamente o antissemitismo, e cabe à nossa geração fazê-lo, independentemente da autocrítica necessária. Por agora, expressamos as nossas condolências para com as vítimas deste brutal ataque, a nossa solidariedade para com a comunidade judaica e a nossa vontade de lutar contra todas a formas que o antissemitismo tome. O DiEM25 está comprometido com uma Europa humanista: nenhum dos nossos povos poderá ser livre enquanto outro estiver acorrentado.


Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas ...

Ler mais

O MERA25, partido político do DiEM25 na Alemanha, condena a viragem autoritária da Alemanha: Governo alemão apanhado a mentir sobre proibição de Yanis Varoufakis

O Ministério da Administração Interna alemão ultrapassou grosseiramente a sua autoridade ao impor uma proibição antidemocrática ao líder do ...

Ler mais

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais