#EuroLeaks: "Como os líderes da Europa tomam decisões sobre o nosso futuro"

No dia 14 de Março de 2020 o Movimento Democracia na Europa 2025 (DiEM25) irá lançar os ficheiros áudio completos das reuniões do Eurogrupo de Yanis Varoufakis em 2015 em: euroleaks.diem25.org!
Durante 2015 Yanis Varoufakis participou em treze reuniões do Eurogroupo. Após as três primeiras reuniões do Eurogrupo, tornou-se claro que não estavam a ser elaboradas actas!
Este tipo de acção intransparente de um grupo não eleito de políticos que influenciam toda a nossa vida é inaceitável.
É por isso que o DiEM25 vai divulgar as gravações das reuniões do Eurogrupo a partir de 2015, no dia 14 de Março.
Dois aspectos particulares devem ser enfatizados hoje:

  1. O novo governo de direita grego de Nea Dimokratia tentou repetidamente atribuir a culpa das suas políticas económicas falhadas a Yanis Varoufakis, nas negociações de 2015, em nome do governo SYRIZA para um acordo melhor que fizesse mais sentido do que o memorando da Troika, repetidamente falhado e orientado para a austeridade. Em suma, acusam o único que se opôs ao absurdo da política de austeridade, pelos resultados da política de austeridade!
  2. A comunidade européia ainda está presa a programas maciços de austeridade, que em muitos países levaram a um renascimento do populismo de direita. Com todas as consequências que podem ser observadas na fronteira greco-turca: desumanidade e xenofobia.

As decisões daquela época tiveram um impacto duradouro não só sobre a população grega, mas sobre todos os europeus.
O que pretendemos alcançar com a divulgação das gravações é nada menos do que a democratização da UE! Só através da transparência é que os parlamentares eleitos podem tomar decisões fundamentais.
DiEM25 como organização pan-europeia tem um interesse especial em restaurar a confiança dos cidadãos da Europa nas suas instituições e em fazer com que a Europa se torne finalmente naquilo que não foi até agora: Uma comunidade que serve os povos da Europa e cria um futuro melhor para todos os cidadãos e não apenas para as instituições financeiras e os poderosos interesses constituídos. Brexit aconteceu e temos de garantir que a União Europeia não continue a perder-se em disputas mesquinhas em que nenhum país sairá vencedor.
Nos últimos anos, perdeu-se muita confiança. Com esta iniciativa, não queremos fazer o jogo dos eurocépticos, mas sim assegurar que, avançando para mais transparência e democracia, se recupere a confiança e a fé do povo.
A Euroleaks é um alerta para que todos os políticos da Europa voltem a servir os cidadãos da Europa e os sensibilizem para todas as decisões importantes que os afectam.
Os cidadãos da Europa têm o direito de saber o que foi decidido à porta fechada e como isso os afeta hoje em dia. Para o melhorar no futuro e evitar estes erros para o futuro. Esta é a única forma de salvar a Europa e a UE!
Aqui encontrará os ficheiros áudio completos das sessões secretas, assim como as transcrições correspondentes.
Para mais questões, estamos à sua disposição.
>>DiEM25 Press and Media Relations
press@diem25.org
 
 
 
 
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas ...

Ler mais

O MERA25, partido político do DiEM25 na Alemanha, condena a viragem autoritária da Alemanha: Governo alemão apanhado a mentir sobre proibição de Yanis Varoufakis

O Ministério da Administração Interna alemão ultrapassou grosseiramente a sua autoridade ao impor uma proibição antidemocrática ao líder do ...

Ler mais

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais