Scientific research is the next victim of the EU’s democratic deficit

A investigação científica é a próxima vítima do défice democrático da União Europeia

A ciência evoluí através das publicações científicas. Para conseguirmos impelir o progresso cientifico precisamos que as descobertas científicas estejam acessíveis, abertas à comunidade e acima de tudo objetivas. Na prática este campo foca-se maioritariamente no lucro, com a indústria editorial a colher os benefícios económicos que advêm do progresso científico. Somente algumas editoras dominantes (que se podem contar pelos dedos da mão) formaram um oligopólio para controlar o mercado com um input limitado por parte de cientistas – e nenhum controlo democrático por parte da sociedade.
E agora existe um obstáculo adicional para o progresso científico, que agora toma forma, proveniente de uma nova legislação. A União Europeia quer introduzir novas leis de direitos de cópia, apesar da controvérsia existente (ver aqui e aqui). Os nossos cliques nas redes sociais geram um lucro impensável; a nova legislação não só legaliza tais práticas, como as amplifica. As publicações científicas estão também abrangidas pelas leis propostas. A investigação científica objetiva e imparcial será substituída por “visibilidade”, comercialização e marketing para que os lucros das editoras possam chegar até à lua. A ciência financiada por fundos públicos tem sido uma mina de ouro para os editores, como no caso da terapia genética.
No DiEM25 resistimos à capitalização dos bens públicos e lutamos por uma Europa mais transparente e democrática. As conquistas científicas, especialmente aquelas derivadas do investimento público, devem estar acessíveis a todos. Precisamos de falar sobre este tema e os cientistas também! Junta-te a nós aqui.
 
Aris é um membro e voluntário do DiEM25
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Textos como este poderão ser censurados na Alemanha a partir de sexta

Com a adoção de uma definição de anti-semitismo que considera críticas a Israel como anti-semitismo, pode aumentar a censura dos discursos ...

Ler mais

Como comunicar ideias que desafiem o status quo

Não temos os recursos dos media corporativos ou dos políticos apoiados por bilionários. Mas não precisamos deles

Ler mais

Carta aberta aos juízes do Tribunal Penal Internacional

Hoje é o aniversário do início do capítulo mais negro de uma tragédia pela qual a nossa geração responderá perante as gerações futuras

Ler mais

A emancipação de Portugal passa por derrotar a oligarquia da UE

Portugal está no centro da sua própria tempestade, uma tempestade que reflecte a tragédia da Grécia em 2015

Ler mais