Armenia’s youth take to the streets to defend their future

Jovens da Arménia saem às ruas para defender o seu futuro

Centenas de jovens e cidadãos saíram às ruas na capital da Arménia, Yerevan, para protestar contra a nomeação de Serj Sargsyan, que é o atual presidente do país, para líder vitalício.

Sargsyan desempenhou as funções de presidente nos últimos dez anos, apesar da ampla fraude eleitoral nas duas eleições de 2008 e 2013. A sua presidência foi desastrosa para a Arménia: a corrupção está por todo o lado, a economia está a fraquejar, o crescimento é limitado por enormes empréstimos externos, o meio ambiente foi poluído pela atividade mineira, o sistema judicial judiciário perdeu qualquer aparência de independência, e a emigração – especialmente da juventude com habilitações académicas – cresceu para proporções alarmantes.

Após um referendo fraudulento em 2015, Sargsyan mudou a Constituição: Diminuiu a importância do presidente da república, formando uma república parlamentar, com poderes investidos num primeiro-ministro não eleito. De forma característicamente maquiavélica, ele pretende ser nomeado para a Primeiro-Ministro por um parlamento que ele controla para que possa continuar a governar indefinidamente.

As centenas de jovens armênios que estam a protestar estavam a fazer os possíveis para evitar que isto aconteça, mas sem apoio externo e a solidariedade das forças progressistas na Europa, estes esforços estão condenados – e a Arménia enfrentará muitos anos de governo cleptocrático, corrupção e pobreza.

Nós no DiEM25 devemos mostrar solidariedade com estes jovens que lutam por um futuro em que possam acreditar – um futuro que não é construído em torno de uma elite que se serve a sí própria e destrói o resto. As vozes destes jovens devem ser ouvidas e respeitadas.

Tigran é um membro da DiEM25 que vive no Chipre

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais