Juntos, somos indivisíveis

Com as folhas de Outono a brilhar no dia 12 de Outubro, milhares de manifestantes saíram às ruas de Berlim com uma única mensagem: Somos indivisíeis!
Somos indivisíveis quando nos opomos ao ódio e à xenofobia, à misoginia e ao racismo. A “revolução da direita conservadora” não melhorará as nossas vidas. Pelo contrário, vai dividir-nos – e vai ser pior para os mais vulneráveis entre nós.
Cerca de 242,000 pessoas uniram-se num “Unteilbar”, uma aliança de vários movimentos políticos, partidos e cidadãos que marcharam de Alexanderplatz a Siegessäule.
A necessidade de unidade é clara: Desde a criminalização das ações humanitárias no Mediterrâneo — que chegou a outro ponto crítico com a prisão do presidente de Riace no último mês— até às referências que Salvini fez aos refugiados como “carne humana”, ou à eleição de misóginos para os cargos juciciais mais altos nos Estados Unidos. Acima de tudo, a ameaça urgente das alterações climáticasm que se fizeram sentir na manifestação em Berlim com as temperaturas elevadas.
Ulteilbar foi um sinal de esperança que nos recorda que esta dança política ainda não acabou. Por todo o lado na europa, as pessoas fizeram demonstrações solidárias com esta de 13-10.
Nós no DiEM25 começámos o nosso dia em Volksbühne,onde nos juntámos aos nossos movimentos aliados. Para nós este foi um momento especial. O Volksbühne foi o nascimento da nossa visão de uma democracia Europeia em 2016. Como nunca, as nossas previsões mais negras tornaram-se realidade.
Desde o início do DiEM25 temos a noção que necessitamos de catalizar um processo de construção de alianças. Ficámos orgulhosos em poder estar juntos com os nossos movimentos aliados.
Ficámos também orgulhosos com as mulheres que nestes partidos e movimentos – Razem, Demokratie em Bewegung, European Moment, DiEM25- levantaram a bandeira para liderar o grupo que se formou. Nós, as mulheres, cantámos e dançamos e definimos estratégias a aplicar.
Todos nós partilhamos momentos de alegria e felicidade que podemos agora trazer para o nosso dia-a-dia de activista. A política da amizade é uma forma de resistência.
Desta forma, esperemos que o DiEM25 e todas as sociedades disfrutem de um futuro mais risonho.
Carpe DiEM

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais