Membros do DiEM25 decidem sobre a posição oficial do movimento sobre Israel-Palestina

Depois de várias semanas com animados debates no nosso movimento (ver fórum de discussão e vídeo-debate), os membros do DiEM25 decidiram que nossa posição sobre Israel-Palestina deveria ser a de propor uma solução de um estado Estado Único, Democrático e Secular para a região.

 

Vê os resultados em baixo:

Mais de 52% dos membros elegíveis votou para decidir a posição do DiEM25. Os membros do DiEM25 tiveram mais de duas semanas para rever as duas propostas e decidir em qual das três opções votar. A votação ocorreu após uma longa discussão no fórum e um debate gravado em vídeo – apresentando o convidado especial Roger Waters – entre os proponentes das diferentes opções.

O voto de todos os membros sobre Israel-Palestina incluiu as três opções a seguir:

  • Opção 1: Proposta do Coletivo Coordenador
  • Opção 2: Proposta alternativa de 11 membros individuais do DiEM25
  • Opção 3: O DiEM25 não deveria por enquanto tomar posição sobre Israel-Palestina

Também organizámos dois eventos no DiEM TV sobre este tema. Um dos eventos foi apresentado por Yanis Varoufakis, com a presença do convidado especial Omar Barghouti, co-fundador do movimento BDS. O segundo evento foi apresentado por David Adler e Arturo Desimone, e contou com Norman Finkelstein, cientista político americano, ativista e autor, e Mouin Rabbani, analista holandês-palestino do Médio Oriente,  especializado no conflito Israelo-Árabe e assuntos palestinos.

Houve um debate genuíno dentro do DiEM25 nas últimas semanas, que culminou em um resultado próximo, mas claro, que mostra o quão considerada a votação foi.

Este é mais um exemplo fantástico de como é inteiramente possível implementar processos democráticos verdadeiramente pioneiros a nível transnacional, envolvendo cidadãos de toda a Europa e do mundo, para decidir em última instância as posições oficiais do DiEM25 em tópicos importantes, como este.

 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here