Membros do DiEM25 decidem sobre a posição oficial do movimento sobre Israel-Palestina

Depois de várias semanas com animados debates no nosso movimento (ver fórum de discussão e vídeo-debate), os membros do DiEM25 decidiram que nossa posição sobre Israel-Palestina deveria ser a de propor uma solução de um estado Estado Único, Democrático e Secular para a região.

 

Vê os resultados em baixo:

Mais de 52% dos membros elegíveis votou para decidir a posição do DiEM25. Os membros do DiEM25 tiveram mais de duas semanas para rever as duas propostas e decidir em qual das três opções votar. A votação ocorreu após uma longa discussão no fórum e um debate gravado em vídeo – apresentando o convidado especial Roger Waters – entre os proponentes das diferentes opções.

O voto de todos os membros sobre Israel-Palestina incluiu as três opções a seguir:

  • Opção 1: Proposta do Coletivo Coordenador
  • Opção 2: Proposta alternativa de 11 membros individuais do DiEM25
  • Opção 3: O DiEM25 não deveria por enquanto tomar posição sobre Israel-Palestina

Também organizámos dois eventos no DiEM TV sobre este tema. Um dos eventos foi apresentado por Yanis Varoufakis, com a presença do convidado especial Omar Barghouti, co-fundador do movimento BDS. O segundo evento foi apresentado por David Adler e Arturo Desimone, e contou com Norman Finkelstein, cientista político americano, ativista e autor, e Mouin Rabbani, analista holandês-palestino do Médio Oriente,  especializado no conflito Israelo-Árabe e assuntos palestinos.

Houve um debate genuíno dentro do DiEM25 nas últimas semanas, que culminou em um resultado próximo, mas claro, que mostra o quão considerada a votação foi.

Este é mais um exemplo fantástico de como é inteiramente possível implementar processos democráticos verdadeiramente pioneiros a nível transnacional, envolvendo cidadãos de toda a Europa e do mundo, para decidir em última instância as posições oficiais do DiEM25 em tópicos importantes, como este.

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais