Noam Chomsky junta-se ao DiEM25

“O manifesto DiEM25 é um esforço audaz para reverter os danos e restaurar a promessa”

CAMBRIDGE, Massachusetts, 14 de Março de 2016 – Noam Chomsky, ilustre linguista, filósofo e ativista Norte-Americano, subscreveu oficialmente o DiEM25, Movimento para a Democracia na Europa lançado no passado mês pelo ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis.

“A criação da União Europeia”, explicou Chomsky, “foi um passo em frente extremamente encorajador nas questões mundiais, muito promissor”. Contudo, do ponto de vista do académico norte-americano, a UE “enfrenta atualmente graves ameaças vindas de dentro, em grande medida no sentido do ataque à democracia”.

Ao tornar-se o mais recente signatário do Manifesto do movimento, Chomsky afirmou que “O Manifesto [do DiEM25] é um esforço audaz para reverter os danos e restaurar a promessa, sendo uma iniciativa de grande importância.”

“A Europa e os Estados Unidos são responsáveis ​​por algumas das maiores dádivas mas também por alguns dos piores crimes contra a humanidade”, disse Varoufakis. “Juntos”, elaborou, “Europeus e Americanos (do Norte e do Sul), demos ao mundo o racionalismo humanista, as Declarações de Direitos, a ideia de prosperidade partilhada, o internacionalismo, o movimento anti-esclavagista, as Nações Unidas, e a lista continua. Mas por outro lado também infligimos ao mundo vários colonialismos, destruição ambiental, a violação permanente do Médio Oriente, o Vietnam, ditaduras, o estado vigilante, empresas multinacionais que saqueiam os povos e continentes, austeridade auto-destrutiva, transferências irregulares de pessoas, e a lista continua. “

O ex-ministro das Finanças acredita que “é tempo de Americanos e Europeus unirem forças sobre o Atlântico, para gerarem uma onda de democracia que pode não apenas reavivar a esperança mas também silenciar as sirenes tóxicas do populismo, dissolver o autoritarismo governamental, e criar as bases para um futuro mundial pelo qual valha a pena lutar “.

“O DiEM25 – movimento para a democratização da União Europeia,” observou Varoufakis “congratula-se por contar com Noam Chomsky nas suas fileiras.”

Yanis Varoufakis e Noam Chomsky irão aparecer juntos AO VIVO no palco da New York’s Public Library (Biblioteca Pública de Nova York) terça-feira, 26 de Abril.

Nascido em Filadélfia a 7 de Dezembro de 1928, Chomsky é considerado o pai da linguística moderna. Autor de mais de 100 livros dedicados a assuntos da sua área, a temas fraturantes e acerca da política externa dos EUA, Chomsky é atualmente Professor Emérito do Massachussets Institute of Technology (MIT).

Noam Chomsky junta-se a uma lista crescente de intelectuais e personalidades mundiais a subscrever o DiEM25. Julian Assange, Ken Loach, James K. Galbraith, Saskia Sassen, Walter Baier e Brian Eno estão entre os mais de 17.000 membros que se juntaram ao DiEM25 desde a fundação do movimento no passado dia 9 de Fevereiro, em Berlim.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais