The environmental disaster that doesn’t make headlines

A questão ambiental que não chega às notícias

Quando se fala sobre crises ambientais tendencialmente dá-se enfase ao aquecimento global ( aka”mudança climática”). Mesmo que este seja um tema vital, não se deve perder de vista outras preocupações ambientais, como a saúde dos mares do nosso planeta.

Recentemente a União Europeia (UE) organizou a conferência “Our Ocean” sobre este assunto. Na lista de oradores contavam-se: Primeiros-ministros, Presidentes, Comissários da UE, CEOs e Banqueiros. No desfecho da conferência foram feitos novos compromissos para salvar os oceanos e promessa de bilhões de euros de investimento para proteger mais áreas marítimas.

Poder-se-ia pensar que estas promessas fariam com que se vislumbrasse um futuro risonho. No entanto a organização ambiental “World Wildlife Fund” (WWF) publicou um relatório sobre o estado crítico em que se encontram os ecossistemas no Mar Mediterrânico. O turismo em massa, pesca abusiva e o uso desregulado dos recursos aquáticos, está a impedir que as condições destes ecossistemas se mantenham sustentáveis a longo prazo na região

A WWF tal como a Greenpeace propuseram Planos de Ação para reequilibrar o ecossistema mediterrânico. Pese embora os esforços realizados, nenhuma das propostas elaboradas foram discutidas na conferência.

Devemos ser céticos quanto às conferências da UE que não chamam para o debate grupos da sociedade civil preocupados com o tema e cientistas da área. Como ativistas do DIEM25, apoiamos ações que promovam um meio ambiente mais equilibrado e sustentável. Por este motivo apoiamos tecnologia verdde e consciência ambiental pois são prioridades essenciais da nossa plataforma de política economica e social.  Vamos apoiar esta causa!

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here