O DiEM25 apoia o “Ne da(vi)mo Beograd”

DiEM25 Team
Sex 06, 2016, Artigos
Spread the word

Caros camaradas,

Temos seguido a situação na Sérvia, especialmente os últimos acontecimentos relacionados com o projeto “Beograd na vodi”. Gostaríamos de declarar o nosso total apoio pela iniciativa “ne da (vi)mo Beograd”, uma vez que as vossas ações e dedicação poderão ser significativas não apenas para uma revolta popular Sérvia e resistência democrática ao poder do capital e dos interesses privados na Sérvia, como também para lutas do mesmo tipo em toda a região e na Europa.

Atendendo a assuntos como a falta de transparência e a falta de consentimento dos indivíduos quanto ao projeto “Beograd na vodi” vocês mostraram o desejo de contribuir para uma luta comum aos povos europeus: o direito a decidir quanto à sua vida e cidade por si mesmos. Em razão do despertar dos povos europeus, cujas vozes iluminaram a incapacidade das elites Europeias de assegurar as efetivas necessidades dos seus cidadãos, a vossa iniciativa enviou uma mensagem forte de cumprimento com uma cada vez maior resistência europeia às tendências não democráticas. As vossas elites, assim como a maioria de outras administrações nacionais ou supranacionais, elites e estruturas burocráticas chegaram cada vez mais perto do impasse da legitimidade ao ignorar as necessidades da população de Belgrado e da Sérvia.

De forma concreta, a falta de transparência e as já claras maquinações que ocorreram ao longo do projeto “Beograd na vodi” e desde o seu início não permitiu que os cidadãos confiassem nos seus governos locais e nacionais. A demolição inaceitável de edifícios do Bairro Savamala organizada pelas autoridades locais, contrariamente à inicial negação por parte do Presidente da Câmara relativa ao envolvimento do governo local, também não deixa margem para paciência. Este é o motivo pelo qual o Movimento pela Democracia na Europa, DiEM, apoia completamente o povo de Belgrado e da Sérvia nos seus esforços para não dar margem a qualquer alternativa à democracia.

Em nome do DiEM25,

Yanis Varoufakis, Srećko Horvat, Filip Balunović

 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here.