O DiEM25 convida todos os progressistas a apoiarem o apelo à liberdade do Julian Assange

DiEM25 Portugal
Ter 06, 2018, Artigos
Spread the word

Desde meados de Fevereiro que membros do DiEM25 têm estado a considerar uma declaração de apoio proposta pelo Coletivo Nacional Grego ao Julian Assange, membro do Painel Consultivo da DiEM25.

Mais recentemente, o nosso debate interno foi direcionado para os eventos no Equador e dentro da Embaixada Equatorial (onde o Julian passou os últimos 6 anos, o que na perspetiva das Nações Unidas, são condições de “detenção arbitrária”).

O acesso do Julian ao mundo exterior começou por ser completamente cortado – o que instigou os membros do Coletivo Coordenador Yanis Varoufakis e Brian Eno a começar uma petição exigindo que o acesso do Julian ao mundo exterior (ex: visitantes e ligação à internet) fosse restaurado e que o seu isolamento acabasse. (A petição acumulou mais de 80000 assinaturas.)

Agora, é cada vez mais óbvio que o Equador, sob pressão das autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido, está a preparar para o entregar à policia britânica, enquanto a administração do Trump está a preparar um pedido de extradição com base em acusações de espionagem – o que irá mais certamente levar ao tipo de prisão preventiva e tratamento desumano que Chelsea Manning foi sujeita. É também claro que qualquer julgamento nos EUA será político com uma pena de prisão em instalações de segurança máxima durante décadas como os EUA fizeram no passado com outros prisioneiros políticos.

Com estes desenvolvimentos, o DiEM25 foi incumbido tomar uma posição clara e concluir a nossa deliberação interna através de uma votação aberta a todos os membros. Depois de um período substancial de deliberação interna, os membros do DiEM25 – com uma clara maioria de 80% – votaram a favor de apoiar oficialmente ao apelo à liberdade de Julian Assange.

Quaisquer que sejam as diferenças de opinião que alguém tenha com o Julian em assuntos particulares (ex: o seu apoio ao Brexit, ao qual a DiEM25 se opôs), nós estamos orgulhosos em ter um dos maiores campeões pela transparência no nosso Painel Consultivo. A Wikileaks tem feito um papel magnifico em direcionar as atenções para o Big Brother e permitir a todos perceber os abusos e os crimes perpetrados em nosso nome. Nós não nos vamos sentar de braços cruzados enquanto o Julian Assange é perseguido por isto e enquanto ele enfrentar a possibilidade de desaparecer no tipo de sistema de “justiça” que a Chelsea Manning veio a conhecer tão bem.

O DiEM25 expressa a sua solidariedade com o Julian Assange e a Wikileaks e apela todos os progressistas (indivíduos, movimentos, partidos políticos, …) a apoiarem este apelo à sua vida e à sua liberdade.

 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here.