Next Stop 2019

O DiEM25 e as forças progressistas Europeias reúnem-se em Nápoles para o lançamento histórico de uma lista transnacional

A 10 de Março de 2018 começamos o caminho para a construção da nossa primeira lista pan-Europeia, transnacional. O nosso objetivo imediato é competir nas eleições Europeias que decorrerão em Maio de 2019, com um manifesto robusto e único que mapeia um caminho claro para uma Europa democrática, ecológica, ambiciosa e igualitária.


 
Os anos que se aproximam irão determinar se as  gerações futuras verão a Europa como um estorvo ou como uma fonte de promessa. Nós, o Movimento Democracia na Europa (DiEM25), acreditamos que este é o momento em que a nossa geração deverá “aproveitar o dia” e dar às pessoas da Europa uma alternativa real e viável ao poder estabelecido e ao crescente “nacionalismo internacional”; Um caminho progressita para salvar a Europa de si mesma. A alternativa ao “Não há alternativa”.
É por isso que este fim de semana aterraremos em Nápoles com os primeiros membros da que será a primeira lista transnacional Europeia, com o intuito de pôr esta alternativa em ação – e dar os primeiros passos para recuperar as nossas cidades, as nossas regiões, os nossos países, o nosso ambiente, a nossa Europa.
“Porém, para realizar isto eficientemente” sublinha o co-fundador do DiEM25 Yanis Varoufakis, “ precisamos primeiro de devolver a Europa a nós próprios. Nós percebemos que a única forma de operar esta mudança é formando uma Lista Transnacional Europeia Única, com base num único manifesto que ofereça a todos os Europeus um Novo Acordo Verde comum (Green New Deal) – e um caminho para uma União Europeia democrática. Esta é razão para nos reunimos em Nápoles: Para forjar precisamente isso. E esperamos que muitos mais se juntem a nós!”
Entre nós, no amanhecer desta iniciativa histórica, estarão presentes uma série de atores políticos progressistas, intelectuais e ativistas de movimentos de base oriundos de todos os cantos da Europa, incluíndo o anterior candidato à presidência francês Benoît Hamon e o seu novo partido Génération-s, o presidente da câmara de Nápoles Luigi de Magistris, os representantes da juventude do partido político de esquerda polaco Razem, O  Alternativa dinamarquês, o LIVRE de Portugal , e  muitos mais.
Reunimo-nos em Nápoles convictos de que a solução para as crises das nossas regiões e países deverá ser europeia. Estamos preparados para que juntos, e com respeito pelo processo democrático europeu, desenvolvamos e tornemos operacional uma estratégia pan-Europeia, de envergadura nacional e municipal, com o objetivo de resolver as nossas crises comuns: desde as alterações climáticas à imigração e aos refugiados, da evasão fiscal à dívida pública.
Nenhuma destas soluções poderá emergir desta Europa tecnocrata e com a atitude do “deixa andar” por parte do poder estabelecido. Nem tão pouco poderão estas soluções advir dos separatistas nacionalistas que propõem um retrocesso ao Estado-nação. Deste modo, contra ambas estas tendências, temos como objetivo ser a alternativa credível, coerente e radical no Parlamento Europeu.
Nas semanas e meses vindouros, continuaremos a estabelecer contacto e convidar todas as forças progressistas Europeias que queiram juntar-se nesta nossa luta histórica para transformar a Europa.
O nosso comboio partiu da estação e segue pouco-a-pouco e com as suas portas bem abertas.
Isto é o que vai acontecer (ver horário em baixo para obter horas e localizações):
– Sábado dia 10 de Março o primeiro encontro coletivo entre os membros fundadores da primeira lista política transnacional na Europa irá realizar-se em Domus Ars. As deliberações que tomarão lugar neste encontro pioneiro têm como objetivo delinear a estrutura desta iniciativa transnacional e estabelecer um conselho de governação provisório. As atas destas discussões serão tornadas públicas em formato online.
– Após o dia das deliberações, os delegados de todas as forças políticas irão reunir-se em Nápoles onde farão uma conferência de imprensa coletiva, tecendo comentários sobre o desenlace da reunião e apresentarão um Convite Aberto (Open Call) co-assinado para que os Progressistas Europeus se juntem a esta iniciativa.
– Domingo, dia 11 de Março iremos realizar uma Assembleia Aberta (Open Assembly) com os nossos membros e ativistas, incluindo outros movimentos sociais e movimentos de base.
 
Programa
Encontro preliminar do Conselho
· Quando: Sábado, 10 de Março das 11am às 5:15pm.
· Onde: Dormus Ars, Via Santa Chiara, 10.
· Participantes: Alternativet (Dinamarca), Bündnis – DiEM25 (Alemanhã), DeMA (Itália), DiEM25, Génération-s (França), LIVRE (Portugal), Razem (Polónia).
· Observadores: DEMOS (Roménia), DiB (Alemanhã), Partido Verde Europeu, Partido Europeu de Esquerda, Levica (Eslovénia), Nova ljevica e Zagreb Je NAŠ! (Croácia), PCF (França).
Conferência de imprensa
· Quando: Sábado, 10 de Março às 6pm.
· Onde: Palazzo Venezia, Via Benedetto Croce 19.
Assembleia Aberta para os membros, movimentos sociais e activistas de movimentos de base
· Quando: Domingo, 11 de Março das 11am até à 1pm.
· Onde: Dormus Ars, Via Santa Chiara, 10.
· Participantes: Todos bem-vindos!

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais