Saleh Muslim

O DiEM25 pede a libertação imediata de Saleh Muslim

 

No dia 25 de fevereiro de 2018, a Reuters noticiou a prisão do responsável pelas relações externas de Rojava, Saleh Muslim, pelas autoridades checas, que agiram sob pressão do Presidente turco Recep Erdoğan, que pediu a extradição de Muslim para a Turquia.

Saleh Muslim foi líder da revolução de Rojava, em 2012, durante a qual os curdos, árabes, assírios e outras povos da região uniram forças para declarar a autonomia da região norte da Síria (o Curdistão ocidental), do regime de Assad. Desde 2012, os habitantes de Rojava desenvolveram o seu próprio modelo de “democracia sem estado”, baseada nos princípios de um autogoverno local, igualdade de género, secularismo e uma economia comum.

Os habitantes de Rojava estiveram na linha da frente do combate contra o Estado Islâmico, desempenhando um papel fundamental no cerco a Kobane, entre outras operações militares contra o ISIS. Milhares de vidas das Unidades de Proteção do Povo e Mulheres (YPG/J) foram sacrificadas com o objetivo de abrir caminho para Raqqa. Nestes territórios, o YPG/J instaurou uma democracia sem estado, para promover uma coabitação pacífica mais duradoira.

Hoje, o cantão rojavaviano de Afrin encontra-se sob ataque do regime de Erdoğan , que afirma que Rojava é uma organização “terrorista”, devido à influência de Abdullah Öcalan, o líder prisioneiro do Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK). Isto significa que a nova democracia dos habitantes de Rojava – os únicos participantes na guerra civil da Síria que respeitam a Convenção de Genebra, e a única força efetiva que continua a lutar atualmente contra o Estado Islâmico – encontra-se ameaçado pelo segundo maior aliado da NATO.

O DiEM25 APELA PARA:

*A libertação imediata de Saleh Muslim e que os membros da União Europeia, garantam a sua proteção e liberdade de movimentos, rejeitando todo e qualquer pedido de extradição para a Turquia.

* A libertação de ativistas, jornalistas, académicos, artistas e políticos turcos, curdos e arménios que se encontram presos nas cadeias turcas, sem julgamento.

*O fim do cerco a Rojava e o apoio o novo projeto democrático de Rojava, reconhecendo-o como um aliado e inspirador de movimentos democráticos, pelo mundo fora.

O DiEM25 manifesta a sua solidariedade a Rojava e à luta dos curdos por uma paz democrática. Em 2016, DiEM25 o membro do Coletivo Coordenador e representante da Alternativa Europeia, Lorenzo Marsili, entrou em contato direto com Saleh Muslim e outros representantes da Revolução de Rojava. Durante um encontro mais recente, em Berlim, os membros do DiEM25 apoiaram a política de incrementar relações ativas e organizações de solidariedade com Rojava.

A propósito da Revolução de Rojava, Saleh Muslim, disse: « é a revolução de uma vida e, com tal, a nossa luta é uma luta pela humanidade». É chegado o tempo para a humanidade reconhecer este esforço e para o DiEM25 – enquanto movimento transnacional – de liderar o caminho e estabelecer relações mais resilientes entre os europeus e os habitantes de Rojava.

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais