O mito do ‘fardo dos imigrantes’

Perguntam-nos frequentemente: Queremos mesmo que entrem refugiados nos “nossos” países mesmo que isso seja prejudicial para a nossa economia e para os nosso serviços sociais? Os políticos de direita e os media pedem à Europa para restringir os fluxos de imigração dado  o seu custo financeiro, o suposto perigo para a nossa cultura e ameaças de violência e terrorismo.
No entanto as investigações mais recentes sobre este assunto provam o contrário: Os migrantes e os refugiados melhoram a economia dos países que os recebem! Estes ganhos não são só sentidos a longo prazo depois de duas gerações – mas também a curto prazo. Dentro de cinco anos, os migrantes terão um impacto muito positivo nas economias sem termos em conta a inovação que as sociedades ganham através das ideias trazidas por estas pessoas. O mito do fardo tem sido consistentemente desmascarado.
A posição do DiEM25 foi sempre clara: Deixem-nos entrar! Não queremos fugir do problema. Os migrantes são seres humanos a tentar sobreviver, e devemos tratá-los com respeito e dignidade. Queremos  promover a paz e negociações pacíficas para apoiar a integração destas pessoas. Para apoiar este esforço é urgente agirmos agora! Lutemos juntos!

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais