O movimento DiEM25 exige transparência às Instituições Europeias

O DiEM25 abre caminho em Itália com a sua primeira Assembleia para promover a campanha ‘Transparência na Europa Já!’ – um “pré-requisito para a democratização da Europa”


acquario
ROMA, ITÁLIA, 18 de Março de 2016 – O DiEM25, Movimento para a Democracia na Europa, apresentado no dia 9 de Fevereiro em Berlim, realizará a sua primeira Assembleia na próxima quarta-feira, dia 23 de Março, em Roma. O primeiro evento do DiEM25 em Itália servirá de rampa de lançamento para o movimento DiEM25-Italia, assim como para pôr em marcha a campanha “Transparência na Europa Já!”.


O evento terá lugar no Acquario Roma – Casa dell’Architettura, em Roma, e o programa da Assembleia será dividido em duas partes: Uma sessão durante a manhã (9:30-14:00) e outra sessão durante a noite (19:00-21:00). Os eventos irão centrar-se em torno da defesa do Manifesto do DiEM25 para a “transparência enquanto pré-requisito para a democratização da Europa”. Entre os oradores incluem-se, entre outros, Yanis Varoufakis, Srećko Horvat, Marisa Matias, Julian Assange, Cecilia Strada, Lorenzo Marsili, Igiaba Scego e Jorge Moruno.


A campanha do DiEM25 “Transparência na Europa Já!”, exigindo que todas as tomadas de decisão da UE passem a ter lugar sob o escrutínio dos cidadãos, será lançada durante a sessão da noite da Assembleia. A petição do DiEM25 será alojada na plataforma WeMove.EU, a organização europeia progressista de campanhas on-line.

 

Image: Activism Munich

Image: Activism Munich

“A Europa está a desintegrar-se como resultado de decisões terríveis tomadas pelos líderes da UE em condições de opacidade absoluta”, explicou Varoufakis. “O pequeno passo para iluminar a Europa (#Let_Light_In), permitirá aos europeus terem um lugar privilegiado nas reuniões em que o seu futuro é decidido; constituirá um enorme salto na direcção da democratização da Europa e re-legitimação da UE aos olhos dos seus cidadãos.” A campanha do DiEM25 visa não só denunciar a opacidade das reuniões e cimeiras das instituições europeias, mas também tornar públicos todos os documentos e protocolos pertinentes no âmbito das actuais negociações do TTiP.


A primeira Assembleia do DiEM25 é co-organizada com as ‘European Alternatives’, ‘Piroetta’ e ‘Real Talk’. O acesso a todo o programa da Assembleia é livre (pré-registo necessário para a sessão da noite) e todas as reuniões serão transmitidas em directo, em Inglês e Italiano.


Noam Chomsky, Ken Loach, James K. Galbraith, Saskia Sassen, Walter Baier e Brian Eno estão entre os mais de 17.000 membros que se juntaram ao DiEM25 desde a fundação do movimento em Berlim, em 9 de Fevereiro.

# # #

Para mais informações acerca deste evento, por favor contactem os organizadores em democracy.europe@gmail.com.

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here