Daphne Caruana Galizia

O sangramento dos valores Europeus

O brutal assassinato político  da jornalista Maltesa Daphne Caruana Galizia (53) mãe de três, abalou o cenário político Europeu.

O trabalho de Caruana Galizia’s destacava casos de corrupção de oficiais de governo Maltês. Conhecida por uma atitude direta , sem cedências e por questões desconfortáveis que abalaram o governo e a oposição da mesma forma ela liderou a investigação dosPanama Papers” que expôs as ligações relativas aos paraísos fiscais Malteses.Ela lutou nesta pequena ilha da UE pelo direito das pessoas saberem o que se estava a passar por detrás da aparente cortina da democracia.
Com a morte de Caruana Galizia’s , a luta pela transparência , liberdade de imprensa e dignidade humana sofreu um abalo enorme. Hoje é o dia em que os ideias da Europa sangram.

Este crime sem precendentes lembra-nos de jornalistas que perderam a sua vida a lutar contra o mesmo inimigo:Anna Politkovskaya na Russia, Veronica Guerin na Irelanda, Slavko Ćuruvija e Milan Pantić na Sérvia. Estes jornalistas e muitos outros pagaram pelos seus ideiais e por uma imprensa livre com as suas próprias vidas.

Portanto, não digamos apenas: “nunca mais”, como dissemos com o Terceiro Reich. Digamos antes: “Isto acaba !”  Não haverá justiça e democracia na Europa até aqueles que cometeram o crime, ambos os executores e os  líderes desta situação sejam julgados. E precisamos de ir mais além: temos de estabelecer legislação Europeua para impedir estes modernos paraísos fiscais.
 
Aleksandaris é membro do CED Belgrade 1, escritor, dramaturgo, historiador e jornalista. Os seus principais pontos de interesse são a liberdade dos media e políticas culturais Europeias.

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais