Pamela Anderson junta-se a Srećko Horvat para promover o nosso Novo Acordo Verde para a Europa!

artigo por Srećko Horvat
Na próxima semana todas os caminhos levam a… Graz, na Áustria!
Como parte do Elevate Festival que começa a 27 de Fevereiro em Graz, eu serei acompanhado pela atriz e ativista Pamela Anderson para promover o nosso Novo Acordo Verde para a Europa – a proposta política emblemática da nossa Agenda Progressiva para a Europa, que levaremos às urnas de voto em todo o lado no próximo Maio.
A nossa colaboração começou no ano passado, quando a Pamela e eu publicámos uma conversa para a revista americana Jacobin. Nela, discutimos diversos tópicos, desde alterações climatéricas aos coletes amarelos, desde ativismo até às… Marés Vivas.
Entre outras coisas, ambos concordámos sobre o que o DiEM25 tem vindo a dizer, desde o seu lançamento em Fevereiro de 2016:

“Olhem para os líderes como o Trump, Bolsonaro e Salvini, e verão exatamente estas propriedades (de “vosso-fascismo”). Eles estão a destruir a Amazónia, o Ártico, todo o planeta em “tempo-real”. E não existe planeta B”

afirmou Pamela.

“Refugiar-se em tendências nacionalistas não é uma alternativa”, ela elaborou, adicionando que, “O único caminho para a liberdade é através de uma luta conjunta dos não privilegiados. Isto, significa que os trabalhadores estrangeiros estão incluídos.”
Da minha parte, enfatizei que, “a menos que a crise profunda da União Europeia esteja resolvida, que não é só interna, mas também afeta a sua política externa, tenho receio de que iremos ver a situação deteriorar-se ainda mais. Então, em vez da simples solução “Lexit”, eu penso que precisamos de mais política transnacional, não só uma política inter-nacional (entre nações), mas uma trans-nacional. Precisamos de ir mais longe do que o estado-nação.”
Entre as atividades em Graz na próxima semana, a Pamela e eu iremos discutir o papel do ativismo hoje e a situação atual da Europa –  e do Mundo.
Também, a Daniela Platsch (a nossa candidata MEP na Alemanha) se irá juntar a nós, no dia 27 de Fevereiro às 3 da tarde (CET) (14 horas em Portugal Continental) numa conferência de imprensa no Forum Stadtpark, onde nós os três iremos falar sobre o Novo Acordo Verde para a Europa, e a nossa aposta transnacional, para entrar no Parlamento Europeu.
Apoiar prioridades progressivas como o nosso Novo Acordo Verde para a Europa, tendo uma mentalidade verdadeiramente internacional e percebendo o que está a acontecer no Mundo hoje, desde dos EUA à França, da Turquia ao Brasil, é raro nos dias de hoje. O discurso dominante é o refúgio nos nacionalismos tóxicos e na xenofobia. Que uma atriz e ativista vinda do outro lado do Atlântico, como a Pamela, se junte a nós e nos apoie na nossa luta é excecional – um ato corajoso que nós estimamos e apreciamos.
A conferência de imprensa será transmitida ao vivo, por isso fiquem atentos, mantenham um olho nas nossas redes sociais para links da transmissão e mais informações.
Não há cultura sem cultura popular! Não há resistência sem imaginação!
Carpe DiEM!

Para credenciamento de imprensa [necessária para participar na conferência de imprensa]:
Demokratie in Europa – DiEM25 (Gabinete de imprensa alemão)
Claudia Trapp | +49 176 43294733 | claudia.trapp@deineuropa.jetzt

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas ...

Ler mais

O MERA25, partido político do DiEM25 na Alemanha, condena a viragem autoritária da Alemanha: Governo alemão apanhado a mentir sobre proibição de Yanis Varoufakis

O Ministério da Administração Interna alemão ultrapassou grosseiramente a sua autoridade ao impor uma proibição antidemocrática ao líder do ...

Ler mais

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais