Rebelião climática já

Os Extinction Rebellion, uma das campanhas mais visíveis e bem sucedidas do movimento climático, atraiu grande parte da ira do establishment político. Mas é precisamente porque os XR desafiam o establishment que têm autoridade moral e legitimidade: os seus princípios de desobediência civil e objecção de consciência forçam os políticos a tomar responsabilidade pela sua inação intencional no que toca à alterações climáticas, e a reconsiderar propostas como o Novo Pacto Verde do DiEM25.
A rebelião Climática segue a tradição do movimento dos direitos civis, um protesto de bases extenso que luta pelas comunidades de cor, pela sua cidadania, e pelo fim da segregação estatal. A sua resistência destemida à corrupção da política do status quo, levada a cabo com um enorme custo pessoal e risco para as suas vidas e sustento, direcionou a atenção das pessoas para o abismo moral da vida num estado racista. Enquanto as políticas conservadoras invocavam uma moralidade falida para deslegitimar o movimento dos direitos civis, os seus líderes atreveram-se a fazer o que era proibido – e acordaram uma nação pelo caminho.
A ameaça crescente das alterações climáticas está a abanar as nossas sociedades. Aqueles que professam respostas fáceis são ingénuos, mas aqueles que mantém a fé nos mesmos políticos que fabricaram esta crise estão igualmente enganados. É claro que apenas um lobby em massa de cidadãos tem a autoridade e a imaginação para fazer as escolhas necessárias para avançarmos.
Os XR têm de ser uma chamada de atenção. Com as catástrofes ambientais já a matarem no sul global, o sentimento do Armagedom a chegar deve tomar conta de nós.
O DiEM25 acredita que os sistemas de energia tóxicos controlados pelo 1% não têm lugar numa sociedade democrática e que todas as perspectivas dos cidadãos devem ser ouvidas e apoiadas, especialmente as daqueles que se arriscam a perder mais com as alterações climáticas. Apelamos a todos os políticos para que parem de demonizar o movimento XR e que declarem a sua solidariedade em encontrar a vontade política para começar a fazer as mudanças necessárias para refrear as emissões urgentemente.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Estamos prontos a unir a Europa pela paz, liberdade e dignidade

Os partidos MERA25 têm candidatos na Alemanha, Grécia e Itália prontos a transformar a voz do Parlamento Europeu

Ler mais

O Declínio Democrático na Europa

Em defesa dos direitos fundamentais e liberdades públicas na Europa: Um apelo radicalmente democrático

Ler mais

Ei, patrão, deixa os miúdos em paz

Não façamos, em Portugal, dos nossos jovens uma fonte alternativa barata de lucro, como na Holanda

Ler mais

E agora, quem condena a censura e o cancelamento?

Varoufakis foi proibido de visitar a Alemanha e de fazer qualquer tipo de atividade política, incluindo por zoom. Onde estão então, neste ...

Ler mais