Exposed: The role of Big Finance in ECB decisions

Revelado: O papel do sector financeiro nas decisões do BCE

Um novo relatório do European Corporate Observatory mostra como as empresas internacionais do sector financeiro detêm 98% dos lugares disponíveis nos grupos de peritos que aconselham o Banco Central Europeu (BCE).

Noutras palavras: Um monte de lobistas do sector financeiro que estão muito próximos dos centros de decisão de uma das principais instituições da União Europeia, enquanto que os representantes académicos e da sociedade civil nem sequer se avistam neste meio.

O BCE é responsável pela gestão da política monetária europeia da Zona Euro, e é uma das três entidades que compõem a “Troika”, sendo esta a responsável por impor medidas duríssimas de austeridade em países como a Grécia e a Irlanda. A missão do BCE é “servir os povos da Europa”. Se achas que as empresas que aconselham de forma oficial o BCE, como o BNP Paribas e a Société Générale têm em conta o interesse dos povos europeus, desengana-te!
O submundo onde decorrem as decisões do BCE é desde há muito conhecido pelo DIEM25. Desde a nossa criação, pedimos transparência total nos processos de decisão no BCE e noutras instituições da UE. Mais recentemente iniciámos esta campanha para exigir que o BCE publique a documentação relativa ao caso da Grécia em 2015. Quase 30.000 pessoas já assinaram a petição.
Queres ser parte da solução? Junta-te a nós ou se tens propostas, envia-nos um mail!
A Jane é um membro da DSC de Londres e tem um blog www.ambitiousmamas.co.uk sobre feminismo, política e questões raciais. feminism, politics and race. Podes segui-la no Twitter.
 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here