O último mês no DiEM25: Maio – e tudo o que virá depois

Residentes de Jaffa a protestar em 15 de Maio de 2021. ©Ap Fotografia/Heidi Levine

À luz dos recentes desenvolvimentos familiares demais em Israel-Palestina, o Coletivo Coordenador (CC) concluiu que o DiEM25 não pode mais adiar a adoção de uma posição oficial sobre Israel / Palestina. Desta forma, o DiEM25 lançou um voto para todos os membros sobre este tópico. Os resultados serão anunciados em breve!

O que fizemos em Maio!

  • O que a Europa Deve Fazer Agora, a agenda de política europeia progressista do DiEM25 para a década de 2020

Os membros do DiEM25 participaram na votação: “O que a Europa Deve Fazer Agora, a Agenda Política Europeia Progressista do DiEM25 para a década de 2020”. A nossa agenda inclui políticas elaboradas a partir do abrangente Green New Deal para a Europa, bem como iniciativas programáticas elaboradas no início da pandemia de 2020. Podes conferir os resultados aqui.

  • Assembleias Populares

Na Turquia, o DiEM25 organizou uma assembleia sobre a Cultura! Podes ver o video aqui. Os DiEMers belgas falaram sobre a saúde e sobre como torná-la um sistema mais justo e acessível para todos! No dia 10 de junho às 20:00 CEST, abordarão a política externa. Inscreve-te no evento em holandês, inglês ou francês. O DiEM25 na Romênia tem trabalhado arduamente no desenvolvimento de seu próprio questionário nacional! Será publicado em breve. Se gostarias de organizar uma Assembleia para lidar com questões romenas, informa-nos aqui.

  • Lançamento do META

    O Centro para a Civilização Pós-capitalista do DiEM25 e do MeRA25 foi introduzido ao público e à imprensa, apresentando os seus objetivos e atividades. Através de Pesquisa, Arte, Argumento e Poesia, o mέta está a trabalhar para romper com o presente sombrio – um feito que pressupõe uma capacidade de perceber e imaginar o mundo de novo. Este centro é uma iniciativa do MERA25 em parceria com o DiEM25 e a Internacional Progressista. Para saber mais, visita o site do META, YouTube e Facebook.

  • Companha “Conta-nos a tua história”.

    A DiEM Voice e o GNDE lançaram a campanha “Conta-nos a tua história”. Convidamos-te a participar contando-nos a tua história num pequeno vídeo e expondo os problemas reais que enfrentas na tua vida: emprego, habitação, saúde, a tua perspectiva sobre a chamada transição “verde” que deixa muitos cidadãos nas nossas sociedades para trás, mas também a poluição ambiental e os problemas climáticos que aumentam exponencialmente. Consulta mais informação aqui.

  • Novos artigos para melhorares as tuas capacidades como activista

Se és um activista de base e procuras tornar-te mais eficaz, toma nota! Publicamos uma série de artigos sobre como melhorar as tuas credenciais de ativista. Começamos com um guia sobre como formar uma equipa de ativistas durante uma pandemia, e um vídeo (e artigo) de 15 minutos sobre a nossa ação bem-sucedida com o Acelerador de Campanhas, para salvar um pedaço de beleza natural em Portugal.

Junta-te ás nossas reuniões!

Junta-te a nós para saber como se envolver! Nas nossas reuniões, conhecerás a equipa por trás do DiEM25, descobrirás o que nos uniu e como podes envolver-te no nosso movimento – e ter impacto! As reuniões são abertas a todos os membros do DiEM25 e atendem a diversos propósitos. Visita o nosso calendário atualizado diariamente para saber mais sobre nossas próximas reuniões mensais do DiEM25.

  • Acolhimento dos novos membros
    3ª quarta-feira do mês às 18h de Portugal
  • Reunião do CED’s para aqueles que fazem parte de um grupo local, ou querem iniciar um novo  

4ª quarta-feira do mês às 18h de Portugal

Regista-te para estes eventos através do nosso calendário!

O que vamos fazer em Junho!

  • Junta-te ás Assembleias Populares e contribui para a elaboração do manifesto político do DiEM25 no teu país!

Dá uma olhada na página de eventos do DiEM25 para participares nas Assembleias perto de ti. Não está a acontecer nada onde moras? Não há problema! Qualquer DiEMer pode ser organizador destas Assembleias – descobre como, durante as nossas chamadas abertas quinzenais. Na Áustria, o DiEM25 está á procura de DiEMers para ajudar a desenvolver seu questionário das Assembleias Populares.Contacta-nos-nos para gathering@diem25.org, se quiseres ajudar!

  • A DiEM Voice está em movimento!

A DiEM Voice lançou uma equipa de design, onde membros com habilidades criativas podem ajudar outros membros e grupos a criar conteúdo gráfico e vídeos para apoiar as suas campanhas e eventos. Contacta-nos se quiseres fazer parte da equipa ou se necessitares de algum apoio para a tua iniciativa: voice@diem25.org. A Voice também está a preparar o lançamento de um novo CED Temático de Arte e Cultura, para iniciar a discussão sobre uma futura política cultural para o DiEM25.

  • “Algo a dizer?” Exposição no Sábado, dia 5 de Junho em Genebra!

Se moras em Genebra, deves ter visto a exposição “Algo a dizer?” pelo escultor e membro do DiEM25 Davide Dormino. A exposição aconteceu no sábado, dia 5 de junho, às 11h, no Píer Pâquis, em frente ao Jet d’eau de Genebra. Ao longo do dia, o público pôde manifestar sua solidariedade e se revezar nas estátuas. Davide Dormino também participou da exposição “Levanta a tua Voz pelo Assange” da DiEM Voice.

  • O Green New Deal para a Europa está encaminhado!

    O Green New Deal para a Europa será revisto! Como um primeiro passo em direção à 3ª revisão da nossa agenda política “Programa para a Transição Justa na Europa”, decidimos identificar e preencher as lacunas do documento através da formação de novos CED’s Temáticos! Em breve convocaremos também a formação da Taskforce programática, por isso certifica-te que segues os nossos canais no Fórum e MatterMost. Com nova estratégia, ações e objetivos, caminharemos para uma Europa justa e sustentável! Mas precisamos que te envolvas, por isso, entra em contato connosco pelo e-mail gnde@diem25.org!

O DiEM25 tem uma Ala Eleitoral na Alemanha!

O DiEM25 está a construir a sua Ala Eleitoral na Alemanha e a escrever um manifesto para o país!

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas ...

Ler mais

O MERA25, partido político do DiEM25 na Alemanha, condena a viragem autoritária da Alemanha: Governo alemão apanhado a mentir sobre proibição de Yanis Varoufakis

O Ministério da Administração Interna alemão ultrapassou grosseiramente a sua autoridade ao impor uma proibição antidemocrática ao líder do ...

Ler mais

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais