Uma mensagem de gratidão e apoio à nossa Ala Eleitoral Italiana

Camaradas,

Na sequência do apertado voto de todos os deputados relativamente à nossa participação nas eleições para o Parlamento Europeu em Itália, estamos a escrever-lhe para manifestar a nossa admiração pelo seu extraordinário trabalho ao longo do último ano e para discutir os nossos próximos passos em Itália.

Antes de mais nada: Todos partilhamos um sentimento de frustração e de pesar pelo facto de o DiEM25 Itália não ir realizar as eleições para o Parlamento Europeu em Itália no próximo mês de Maio. Alguns de vós podem até sentir-se tentados a render-se a um sentimento de fracasso, a uma vontade de desistir. Isso seria um grave erro, estamos plenamente convencidos disso.

Sim, não conseguimos reunir uma coligação em Itália que merecesse o apoio e a participação do DiEM25. Mas, este não é o vosso fracasso. O Colectivo Coordenador quer deixar isto bem claro: Vocês, a nossa Ala Eleitoral Italiana, actuaram magnificamente. Trabalharam de forma diligente e eficaz para reunir as forças progressistas fraccionárias da Itália numa única lista que combina unidade com coerência. Estiveram perto de produzir este milagre. Com vosso trabalho árduo, trabalho político baseado em princípios e humanismo implacável, inspiraram as pessoas por toda Itália e elevaram as forças progressistas acima de seu nível habitual de discurso de baixo nível. Ajudaram-os a melhorar. Tornaram-se demarcadamente melhores. Explicaram-lhes a importância de um programa único, transnacional e coerente (o nosso New Deal for Europe). Juntaram-se, na mesma sala, a Esquerda, os Verdes, os Autarcas, entre outros poderes.

O facto de se terem tornado melhores é o seu legado. O facto de não terem estado suficientemente à altura do desafio é o seu fracasso. O mérito é todo vosso. E todo o crédito vai para os nossos membros, por toda a Europa, por terem agonizado sobre o dilema mas, no final, terem decidido que, não, a lista resultante não era suficientemente coerente. Que nós, os Diemers, vamos ficar de fora das eleições para o Parlamento Europeu. Não porque sejamos covardes, mas porque somos corajosos na nossa busca de um novo tipo de política progressista, do tipo de que os nossos potenciais parceiros ainda são incapazes.

O nosso próximo passo não será dissolver a nossa ala eleitoral e fazer as malas. Em vez disso, concentrar-nos-emos em mostrar aos progressistas o caminho a seguir, concorrendo com eles nas eleições autárquicas e regionais e preparando o confronto contra os fascistas e o estabelecimento nas próximas eleições nacionais – que podem estar mesmo ao virar da esquina.

Depois desta semana, os eleitores italianos compreenderão que a DiEM25 não é mais uma grupúscula de esquerda, a formar uma coligação, à pressa, sem princípios na esperança de ser eleita. Quando nos perguntarem: “Como é que vamos votar, uma vez que não estás a concorrer?”, responderemos:

“Queríamos reunir a esquerda, os Verdes e os Municipalistas debaixo de uma única agenda. Eles não estariam à altura da tarefa. Por conseguinte, recusámo-nos a concorrer uns contra os outros. Mas pedimos-lhe que vote a favor da esquerda ou a favor dos Verdes. Não se abstenham. Votem contra o estabelecimento, nas suas diversas reencarnações, e contra os fascistas. É esse o nosso dever. Entretanto, o DiEM25 continuará a trabalhar para reunir os progressistas sob o mesmo tecto, com um único programa. Por isso, quando vires o DiEM25 a concorrer, saberás que a notícia é boa”.

Camaradas, a nossa ala eleitoral italiana foi criada há menos de um ano. Fez maravilhas. Mas é preciso mais do que milagres para unir os progressistas italianos sob uma agenda coerente. Vai levar mais tempo e ainda mais trabalho. Falando em nome de todos os DiEMers, podem estar certos de que o nosso movimento transnacional vos apoiará neste esforço. Tudo o que queremos de vocês é que mantenham os vossos queixos erguidos e que nos comuniquem os vossos planos para os próximos passos.

Nós prevaleceremos apenas porque (a) devemos e (b) será divertido tentar.

Em nome do Coletivo de Coordenação da DiEM25,
Carpe DiEM!
Luis
>>Director Político do DiEM25 
>>Coordenador de Comunicações do DiEM25 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here

Doar para a causa