Numa conferência de imprensa nesta manhã em Barcelona, o co-fundador da DiEM25, Yanis Varoufakis, apresentou uma proposta para uma resposta europeia à crise catalã – uma que será discutida pelos membros do nosso movimento para que o DiEM25 defina uma proposta de política pan-europeia formal sobre a questão das regiões que procuram tornar-se estados.
Aqui está a declaração completa de Yanis:
“A resposta da UE à crise na Catalunha tem sido hipócrita (interveio nos “assuntos internos” da Grécia, Irlanda, Itália, etc.) e logicamente incoerente (ao esconder-se atrás da afirmação de que é uma união de estados, motiva o estado catalão ). Além disso, a UE foi responsável por alimentar o descontentamento que levou à crise atual na Catalunha – através da austeridade e dos resgates dos grandes banqueiros. Chegou a hora de europeizar a solução para um problema que é europeu tanto na natureza quanto nas causas.
1) As eleições da região devem primeiro ser conquistadas (com a maioria absoluta dos eleitores) por um partido (ou uma coaligação de partidos) que propõe esse referendo.
6) Trabalhar em conjunto com as autoridades europeias para eliminar qualquer excedente comercial ou défice com o país “antigo”, bem como com outros Estados membros da UE.
Ninguém tem o direito de proibir os cidadãos de uma região europeia de aspirar a um estado. Ao mesmo tempo, nenhuma região pode aspirar a ser um Estado e, ao mesmo tempo, a ser membro de uma União Europeia democrática e funcional sem respeitar os princípios básicos de uma União Europeia democrática e funcional.
Uma versão mais longa da proposta de Yanis para desencadear o debate entre todos os membros do DiEM25 será lançada em breve.
Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui