Yanis Varoufakis Press Conference Barcelona

A Catalunha é um problema Europeu que requer uma solução Europeia – Yanis Varoufakis

Numa conferência de imprensa nesta manhã em Barcelona, o co-fundador da DiEM25, Yanis Varoufakis, apresentou uma proposta para uma resposta europeia à crise catalã – uma que será discutida pelos membros do nosso movimento para que o DiEM25 defina uma proposta de política pan-europeia formal sobre a questão das regiões que procuram tornar-se estados.
Aqui está a declaração completa de Yanis:
“A resposta da UE à crise na Catalunha tem sido hipócrita (interveio nos “assuntos internos” da Grécia, Irlanda, Itália, etc.) e logicamente incoerente (ao esconder-se atrás da afirmação de que é uma união de estados, motiva o estado catalão ). Além disso, a UE foi responsável por alimentar o descontentamento que levou à crise atual na Catalunha – através da austeridade e dos resgates dos grandes banqueiros. Chegou a hora de europeizar a solução para um problema que é europeu tanto na natureza quanto nas causas.

 

Qualquer governo regional que solicite o apoio da UE na realização de um referendo de independência juridicamente vinculativo deve cumprir estas seis condições:
1) As eleições da região devem primeiro ser conquistadas (com a maioria absoluta dos eleitores) por um partido (ou uma coaligação de partidos) que propõe esse referendo.
2) Qualquer referendo subsequente deve ser realizado, em coordenação com a UE, no máximo um ano após essa eleição, para permitir um debate adequado.
Para a continuação da adesão à União por qualquer novo estado emergente de tal referendo, a constituição do novo estado deve comprometer-se a:
3) Garantir a liberdade de circulação entre o novo Estado e o resto da União Europeia, incluindo, é claro, o resto do país “antigo”.

4) Dar aos seus cidadãos o direito de (mas não obrigatório) ter a nacionalidade  do novo estado, a do país “antigo” e / ou a cidadania europeia.
5) Trabalhar em conjunto com as autoridades europeias para manter pelo menos o mesmo nível de transferências fiscais para o resto do país sob a forma de fundos de investimento canalizados, sob a supervisão das instituições europeias (incluindo o Banco Europeu de Investimento e sua implantação, o Fundo Europeu de Investimento ), nas regiões mais pobres do país antigo.

  6) Trabalhar em conjunto com as autoridades europeias para eliminar qualquer excedente comercial ou défice com o país “antigo”, bem como com outros Estados membros da UE.
Ninguém tem o direito de proibir os cidadãos de uma região europeia de aspirar a um estado. Ao mesmo tempo, nenhuma região pode aspirar a ser um Estado e, ao mesmo tempo, a ser membro de uma União Europeia democrática e funcional sem respeitar os princípios básicos de uma União Europeia democrática e funcional.
Uma versão mais longa da proposta de Yanis para desencadear o debate entre todos os membros do DiEM25 será lançada em breve.

 
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais