A criação da ala eleitoral grega do DiEM25

ΜέΡΑ25 (MeRA25)*

ΜΕΤΩΠΟ ΕΥΡΩΠΑΪΚΗΣ ΡΕΑΛΙΣΤΙΚΗΣ ΑΝΥΠΑΚΟΗΣ** | DiEM25

Frente Europeia de Desobediência realista | DiEM25

Ευρωπαϊκός Διεθνισμός – Οικονομικός Ορθολογισμός – Κοινωνική Απελευθέρωση

 
More about the name  –  Results of member vote approving this party

A 26 de março, os Desobedientes do DiEM25 (propomos que desobediência venha a ter um papel central na identidade do novo partido: os seus membros referir-se-ão a si mesmos como os desobedientes e as organizações locais como Coletivos Desobedientes) vão reunir-se em Atenas para lançar o nosso novo partido, o MeRA25.

Estamos a formar a Frente Europeia de Desobediência Realista porque nos recusamos a sucumbir às exigências da troika e da oligarquia, porque rejeitamos a ideia propagandística de que «não há alternativa nesta Europa», e porque estamos convencidos de que a obediência conduz (com precisão matemática) à desertificação da Grécia e à desagregação da Europa.

Passados oito anos da transformação da Grécia numa colónia da dívida, e dos gregos em escravos da dívida, a desobediência construtiva e responsável é a única forma responsável de pôr fim à deflação grega e à desagregação da Europa — a única que podemos respeitar racionalmente, que representa um patriotismo autêntico, um europeísmo radical e, como é evidente, a tão desrespeitada Constituição da República Helénica.

Ao longo dos últimos dois anos, o DiEM25 conseguiu preservar o espírito da primavera de 2015 em toda a Europa. Agora que estamos a apresentar o nosso programa a todos os europeus, achamos que chegou o momento de fundar o partido grego do DiEM25, um partido que faça regressar o espírito da primavera grega ao país em que ela nasceu.

Assim, a 26 de março, os desobedientes do MeRA vão celebrar em Atenas a fundação da frente, que representará:

• O internacionalismo europeu (não vamos limitar-nos a «manter-nos na Europa» — somos nós o futuro da Europa democrática);

• A racionalidade europeia (que a troika e as oligarquias nacionais europeias procuram denegrir há vários anos);

• A emancipação social (da demeritocracia, da indignidade, do medo, de uma guerra de classes implacável, da austeridade, do nacionalismo e da oligarquia).

A 26 de março estaremos em Atenas para nos constituirmos como partido político, de forma a podermos participar nas eleições europeias, nacionais e locais — mas também como parte indivisível do movimento transnacional europeísta radical DiEM25.

Carpe DiEM25! Carpe MéRA25!


 
 
 
 
 
 
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais