Income inequality

A desigualdade de rendimentos está a aumentar. É altura de resolver isto.

Novembro foi um mês interessante para pessoas como nós, que procuram combater as desigualdades, especialmente as que dizem respeito aos rendimentos. Um estudo científico sugeriu que a desigualdade está profundamente enraízada na nossa história, tendo surgido ao mesmo tempo que os primeiros desenvolvimentos agrícolas… com os Europeus a criarem níveis de desigualdade mais severos ainda que as populações de nativos Americanos.
Entretanto, as recentes fugas de informação relativas aos Paradise Papers mostraram que, apesar do progresso da civilização ocidental, a desigualdade é mais acentuada que nunca. Um outro relatório sugere que esta profunda desigualdade de rendimentos está até a aumentar com a crise económica.
Como é que alguém pode achar aceitável que este problema a longo prazo está pior que nunca e a piorar consideravelmente? Que os 1% mais ricos do planeta detêm 50% da riqueza disponível, enquanto milhões de pessoas em África, na Índia e na Europa vivem abaixo do nível de pobreza absoluto?
As propostas do New Deal Europeu do DiEM25 visam resolver este problema, e trazer a todos uma distribuição de rendimentos mais justa e equitativa. A acumulação de dinheiro, os baixos investimentos recorde, os serviços sociais e os governos cada vez mais parcos de recursos humanos e que não representam os interesses das populações são diferentes aspectos do mesmo problema:  défice de controle democrático. Precisamos de nos organizar, exigir os nossos direitos, emendar o fosso de democracia e pôr em prática a política do New Deal Europeu.
Queres fazer parte deste movimento? Podes começar aqui!
Aris é membro e voluntário do movimento DiEM25
 
Quere ser parte de tudo disto? Começa aqui!
 
 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here