Belgium debates suspending human rights with migrant search law

Bélgica debate a possibilidade de suspender os direitos humanos com uma lei de procura de migrantes

Hébergement Plateforme Citoyenne, é um coletivo espontâneo de 30 mil habitantes belgas que, há mais de um ano tem vindo a ajudar refugiados e migrantes que e ficaram sem abrigo e abandonados pelas políticas ineficientes das autoridades belgas.
Nos atos diários a que chamamos, no DiEM25,  desobediência construtiva, eles alimentam e proporcionam abrigo em casas particulares a centenas de pessoas que precisam, mas não recebem apoio ou ajuda das autoridades.
Mas agora, o governo belga planeia levantar a santidade da casa privada e suspender os direitos humanos básicos, permitindo à polícia – sem mandado de busca – entrar nas casas dos voluntários  que proporcionam abrigo a quem precisa. Por uma questão de clareza, esses voluntários que oferecem abrigo não estão a infringir nenhumas leis
A que nível pode descer a política do governo, que estará  moralmente e intelectualmente falida, quando ataca os direitos humanos básicos dos cidadãos que se auto-organizam espontaneamente para resolver os problemas de sofrimento e dificuldades de centenas de pessoas, problemas esses causados por esse mesmo governo?
Condenamos veementemente estes planos do governo belga e pedimos que este reveja a sua abordagem, defunta e moralmente falida, face ao problema dos refugiados e dos migrantes. Nós apoiamos firmemente o coletivo espontâneo de “Hébergement Plateforme Citoyenne”.
Através dos nossos membros, estamos a criar uma alternativa ética, eficiente e viável às políticas de migração e de refugiados dos governos dos Estados membros da EU que estão a falhar terrivelmente. Se quiseres ajudar a dar forma a uma nova política para a Europa sobre esta questão-chave, ou participar na campanha contra a degeneração política do nosso continente, junta-te a nós.
Joren é membro fundador da DSC Bruxelas e membro eleito da NC Bélgica do DiEM25. É um empreendedor em série e investidor em startups de tecnologia.
 
(foto: Le Soir)
 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here